Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Fapesc ingressa no Fórum...

Fapesc ingressa no Fórum de Belmont e Santa Catarina passa a ser segundo estado brasileiro membro do grupo para pesquisas internacionais  

Nesta semana, gestores da fundação catarinense estiveram reunidos com a diretora executiva do Fórum, Nicole Arbour, em Brasília. (Fotos: Denise Lacerda/SAN)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) foi aprovada como membro do Fórum de Belmont e com isso, Santa Catarina passa também a representar o Brasil na iniciativa. Até então, o Fórum possuía apenas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) como membro brasileiro. O Fórum de Belmont reúne organizações financiadoras, conselhos científicos internacionais e consórcios regionais comprometidos com o avanço de pesquisas internacionais para compreender, mitigar e promover a adaptação às mudanças ambientais no mundo.

Nesta terça-feira, 12, representantes da Fapesc estiveram reunidos com a diretora executiva do Fórum, Nicole Arbour, em Brasília. Durante o encontro, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk e o assessor de Planejamento e Programas Estratégicos Marcos Oliveira, debateram assuntos pertinentes ao ingresso da Fapesc na iniciativa global.

O encontro ocorreu durante agenda que está sendo promovida pela Secretaria Executiva de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina ao longo desta semana em Brasília, quando a Capital Federal recebe delegações de todo o mundo para reuniões técnicas do G20 nos Grupos de Trabalho Pesquisa e Inovação e Inclusão Financeira.

Santa Catarina conectada a uma agenda global de pesquisas

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, como membro do Fórum de Belmont, a fundação catarinense poderá apoiar iniciativas e projetos transdisciplinares internacionais sobre ciência, tecnologia e inovação que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Fapesc participará de mesas de trabalho multilaterais, com direito a voto, e irá colaborar com a criação de agendas e chamadas públicas de interesse das agências de fomento membros.

“O nosso ingresso no Fórum de Belmont e tendo esse protagonismo, junto com a Fapesp, nossa coirmã, é muito relevante. Vamos abrir portas para os nossos pesquisadores trabalharem em projetos internacionais com pesquisadores do exterior no desenvolvimento de estudos voltados à preservação ambiental. É mais uma iniciativa da Fapesc no sentido de abrir horizontes, trazer mais vitrine e de Santa Catarina ter papel de protagonista no desenvolvimento de pesquisas com parceiros ao redor do mundo”, afirma o presidente da Fapesc

Entre as ações do Fórum já previstas, estão promover a agenda de “Florestas Tropicais” (com lançamento da chamada em 2024) e a Agenda “Oceano II” (com lançamento da chamada em 2025).

Na mesma reunião em que a Fapesc foi aprovada como membro do Fórum, o Fundo Nacional de Pesquisa (NRF) do Quênia também teve seu nome incluído. Atualmente, o grupo tem 32 agências de financiamento, nos seis continentes. “Estamos emocionados em dar as boas-vindas à Fapesc e ao NRF-Quênia como membros do Fórum de Belmont. Com vocês temos novas oportunidades para que mais cientistas da América Latina e África participem de ações de pesquisa colaborativa”, salienta a diretora executiva do Fórum, Nicole Arbour. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support