Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Fapesc apoia evento inédito...

Fapesc apoia evento inédito no Oeste catarinense sobre mobilidade elétrica

Foto: Milena Nandi/Fapesc

O Oeste de Santa Catarina receberá, pela primeira vez, um evento voltado para o debate e exposição de tecnologias e soluções inovadoras voltadas à mobilidade de pessoas nos centros urbanos. O 1º Seminário em Mobilidade Elétrica para Cidades Inteligentes, será realizado entre 28 e 30 de novembro, em Chapecó, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do edital n° 55/2022 – Programa de Apoio à Sensibilização e Difusão para a Inovação em Mobilidade Elétrica no Estado de Santa Catarina.

O evento ocorrerá no Pollen Parque Científico e Tecnológico e reunirá pesquisadores, estudantes, professores, empresários e representantes do poder público. A realização do seminário é do Pollen e do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó).

Além de palestras, painéis e exposições, o evento também contará com a inauguração de um ponto de carregamento de carros elétricos e test-drives em veículos elétricos. Para conferir a programação detalhada e inscrever-se no Seminário, basta acessar o link do 1º Seminário em Mobilidade Elétrica do Oeste Catarinense.

O gerente de Negócios do Pollen, Rodrigo Savenhago, explica que o objetivo do evento é fomentar a colaboração entre a comunidade acadêmica, o mercado e a indústria dentro da temática. Segundo ele, além de explorar as tendências de produção, a ideia é conscientizar a comunidade sobre os benefícios amplos dessa tecnologia e, assim, impulsionar o avanço significativo da mobilidade elétrica, indo além das preocupações ambientais para abordar os aspectos econômicos, sociais e regulatórios envolvidos.

Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó, Ademar Tibola, o emprego da mobilidade elétrica provoca reflexões sobre o transporte de pessoas e de mercadorias nos centros urbanos, seja por rodovias, ferrovias, vias aéreas e afins. “A mobilidade elétrica se conecta com a redução de emissão de gás carbônico e a consequente melhoria da pureza do ar, redução de ruído e economia de recursos financeiros. A implementação bem-sucedida da mobilidade elétrica requer também o debate de políticas públicas e infraestrutura adequadas para garantir uma transição suave e abrangente para sistemas de transporte mais limpos e eficientes”, afirma Tibola.

Colaboração Letícia Sechini, do Pollen

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support