Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Extremo Oeste recebe Levantamento...

Extremo Oeste recebe Levantamento Aerofotogramétrico

Municípios filiados à Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina receberam nesta sexta-feira, 23, em São Miguel do Oeste, os discos rígidos com os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico. No programa foram investidos R$ 12 milhões pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Foto: Rafael Paulo/SDS

“Acreditamos que a utilização da ferramenta fará uma importante diferença na atuação das prefeituras, pois, ao contrário de hoje, quando os engenheiros e projetistas ainda trabalham com estimativas, a partir de agora os técnicos terão à sua disposição informações precisas para diversas finalidades”, explicou o chefe de gabinete da SDS, Christiano Lopes de Oliveira, que representou o secretário Paulo Bornhausen no encontro. O Levantamento Aerofotogramétrico auxiliará os municípios na gestão territorial, podendo ser utilizado na elaboração de planos diretores, regularização fundiária, zoneamento ambiental, entre outras atividades.

Para o secretário do Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, o encontro serviu para que os prefeitos conhecessem o levantamento para que possam orientar os servidores municipais a fazerem o melhor uso da ferramenta. “Os dados são fundamentais para quaisquer municípios que queriam pensar em se organizar e se planejar no seu desenvolvimento”, disse Giumbelli. Também participou do evento o secretário do Desenvolvimento Regional de Itapiranga, Rolf Trebian.

O promotor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Comarca de São Miguel do Oeste, Maycon Robert Hammes, agradeceu ao Governo do Estado pela execução do Levantamento Aerofotogramétrico. “Já fizemos uso dos dados em nossas atividades; é muito útil e válida a atuação de órgãos públicos, como a Fundação do Meio Ambiente e o Ministério Público”, avaliou Hammes. Um dos usos apontados pelo promotor é a identificação e recuperação de nascentes para preservação dos recursos hídricos. “Se fizermos isso, não teremos tantos problemas com secas como temos”, finalizou.

No evento desta sexta-feira, os discos rígidos foram entregues aos prefeitos de Bandeirante, Belmonte, Descanso, Guarajú do Sul, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, São João do Oeste, São Miguel do Oeste e Tunápolis; os vice-prefeitos de Barra Bonita, Guaraciaba, Iporã do Oeste e Princesa.

 levantamento aerofotogrametrico 20130823 1338172030
Imagem aérea de Dionísio Cerqueira. Foto Divulgação SDS

Noroeste recebeu dados nesta quinta-feira
Na noite desta quinta-feira, 22, os discos rígidos foram entregues em São Lourenço do Oeste aos prefeitos vinculados à Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (Amnoroeste). O presidente da associação e prefeito de São Bernardino, Ivo José Ludwig, considerou o Levantamento Aerofotogramétrico um instrumento de ajuda aos municípios. “O trabalho de três ou quatro dias agora será feito em poucas horas”, detalhou o prefeito.

Para o secretário do Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, Tomé Francisco Etges, os dados representam uma “conquista administrativa de grande impacto”. Etges acredita que os municípios viveram outra realidade a partir do uso do levantamento. “Será uma ferramenta fundamental para realizações das ações, preservar o meio ambiente, garantir qualidade de vida e planejar bem o futuro”, conclui.

O promotor de Justiça Eraldo Antunes do MPSC na Comarca de São Lourenço do Oeste destacou o potencial do levantamento para a fiscalização. “Será muito útil para o Ministério Público na atuação ambiental e na recuperação de áreas degradadas.” A juíza de direito da comarca Érica Ferreira também participou do evento.

Na ocasião, os prefeitos de São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Coronel Martins, Galvão e Jupiá retiraram os discos rígidos.

Mais sobre o projeto:

• Governo do Estado entrega levantamento de fotos aéreas dos municípios da região Norte

• Dados geospaciais são entregues para prefeitos da região do Alto Rio Uruguai

• Levantamento do território Catarinense é entregue no Meio-Oeste

• Levantamento Aerofotogramétrico é disponibilizado para Alto Vale e Região do Contestado

• Municípios do Planalto Serrano recebem discos rígidos com seus dados de referência

• Dados geoespaciais são entregues para mais 72 municípios catarinenses

• Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável entrega dados geoespaciais para municípios da Foz do Rio Itajaí

• Levantamento aerofotogramétrico é entregue aos municípios do Sul de SC

• Governo entrega fotos aéreas para municípios do Vale do Itapocu e Médio Vale do Itajaí

• Municípios da Grande Florianópolis recebem o Levantamento Aerofotogramétrico

Assessoria de Comunicação
SDS – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
www.sds.sc.gov.br – www.facebook.com/SustentavelSC – www.twitter/SustentavelSC
Rodovia SC 401, KM 5, nº 4600, Centro Administrativo, bl. 3, 1º andar – Saco Grande II – Florianópolis/SC – CEP 88032-000 Telefone: (48) 3665-2257