Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Exposição homenageia Corpo de...

Exposição homenageia Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Nesta terça-feira, 2, foi comemorado o dia Nacional do Bombeiro. Para comemorar a data uma exposição com imagens históricas e atuais que demonstram detalhes das atividades desempenhadas no dia a dia dos bombeiros catarinenses e contam um pouco da história da Corporação criada em 1926, será exibida de hoje até o dia 16 de Julho no hall central do Continente Park Shopping. 

Mais sobre o Dia Nacional do Bombeiro
O Dia do Bombeiro, comemorado em todo o país, foi instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. 

A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros. 

Sobre o CBMSC
No Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 26 de setembro de 1926 na Capital, à época com apenas 27 integrantes oriundos da então Força Pública, sob o comando do Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.

Passadas mais de oito décadas desde seu surgimento, a Corporação catarinense é hoje referência para o restante do país. Atualmente são 12 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 112 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.750 homens e mulheres treinados a serviço da população. 

Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.

Mais informações
Centro de Comunicação Social – CBMSC
Soldados BM MARIA GABRIELA da Cunha e Felipe ROSA
(48) 3251-9614 / 8843-4427

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support