Exportações catarinenses de carne de frango atingem os melhores resultados do ano
Descrição do áudio:
As exportações catarinenses de carne de frango alcançaram em abril os melhores índices do ano, tanto em quantidade quanto em valor. O estado exportou mais de 89 mil toneladas do produto, com receitas que ultrapassaram os US$ 188 milhões. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pela Epagri.
O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto, destaca que o resultado positivo é fruto do trabalho de muitas famílias:
SONORA
Santa Catarina foi responsável por 23% das receitas das exportações brasileiras de frango nos primeiros quatro meses do ano. O estado exportou cerca de 336 mil toneladas, com um faturamento de mais de US$ 660 milhões, altas de cerca de 8% e 30%, em comparação com o mesmo período de 2021.
Os 10 principais destinos do produto apresentaram altas nas receitas, com destaque para os Países Baixos, com 39%, a Arábia Saudita, com 32%, e os Emirados Árabes Unidos, com 46%.
Outro destaque no período foi a ampliação, em 342%, nas compras de carne de frango catarinense pelo México. No primeiro quadrimestre, Santa Catarina exportou 10,9 mil toneladas de frango para aquele país.
O frango é o principal produto de exportações de Santa Catarina, sendo que o estado é o segundo maior produtor brasileiro. São cerca de seis mil avicultores só no Oeste e Meio-Oeste.
O estado possui um status sanitário diferenciado, que abre as portas para os mercados mais exigentes do mundo. A Cidasc, em parceria com a iniciativa privada e os produtores, mantém um rígido controle das fronteiras e do rebanho catarinense.
Duração: 2 min 39 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com