Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Exportações catarinenses de carne...

Exportações catarinenses de carne crescem no primeiro bimestre de 2024

No acumulado do primeiro bimestre, Santa Catarina exportou 303,5 mil toneladas de carnes (frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos, entre outras), alta de 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as receitas geradas com a exportação catarinense de carnes, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, foram de US$597,6 milhões, queda de 4,7% na comparação com o primeiro bimestre de 2023. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e disponíveis no Observatório Agro Catarinense.

O motivo do resultado positivo na quantidade exportada foi o crescimento dos embarques para os principais países compradores de carne de frango e suína. Uma das poucas exceções foi a China, que registrou queda expressiva nas aquisições, na comparação do primeiro bimestre de 2024 com o mesmo período de 2023.

Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, dois fatores podem ter sido os que mais influenciaram esse decréscimo nos embarques para a China. O primeiro deles é a expansão da pecuária no país asiático que, até o final de 2023, vinha aumentando a produção interna de carne. O segundo fator é o fim da tarifa extra que a China vinha cobrando da carne de frango brasileira desde 2019:

SONORA

Mais informações em estado.sc.gov.br/noticias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support