Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Exército e órgãos de...

Exército e órgãos de Segurança buscam fortalecer ações da Operação Ágata Sul na região de fronteira

Fotos: Divulgação SSP

Em reunião de apresentação e avaliação de resultados, nesta quarta-feira, 30, o Exército e os órgãos de segurança de Santa Catarina anunciaram que pretendem fortalecer as ações realizadas pela Operação “Ágata Sul”.

Realizada em 2023 na região Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – , a operação Ágata é um trabalho interagências coordenado pelo Ministério da Defesa que tem como objetivo a realização de ações preventivas e repressivas, na fronteira terrestre e marítima, contra delitos transfronteiriços e ambientais, em coordenação com órgãos de segurança e de fiscalização federais e estaduais.

O comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, presidiu uma reunião nesta quarta-feira, na sede da da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, a Brigada Silva Paes, em Florianópolis, com os órgãos de segurança estaduais e federais que fazem parte da operação.

O secretário de Segurança Pública de SC Paulo Cezar Ramos de Oliveira e os comandos das forças de Segurança de SC – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de SC – estiveram presentes.

Ações de inteligência

Uma das propostas foi fortalecer a operação Ágata Sul, tanto na fase de inteligência quanto no número de ações policiais que serão realizadas nas próximas edições da mobilização. “Prestamos o nosso agradecimento. Foram trabalhos muito bons, abrangentes, e a nossa intenção é aprofundarmos a integração fortalecendo a operação para termos novos resultados positivos”, afirmou o comandante da 5ª Divisão do Exército.

Segundo o secretário da SSP, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o objetivo do Estado é continuar o fortalecimento dos trabalhos de integração policial com todas as forças de Segurança na prevenção e enfrentamento da criminalidade. “Não se consegue dar nenhum passo se não tivermos segurança, paz, harmonia e tranquilidade. Então, a união das forças de segurança é fundamental neste processo”, enfatizou. Outros órgãos estaduais também participam da operação, como a Secretaria de Estado da Agricultura e a Cidasc.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support