Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Exército Brasileiro realiza exercício...

Exército Brasileiro realiza exercício de Ajuda Humanitária no Alto Vale do Itajaí


Fotos: Soldado BM Tiago Moritz / CBMSC

O Exercício de Ajuda Humanitária do Exército Brasileiro ocorre de 27 e 30 de novembro. Nesta quarta-feira, 29, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foi o dia de mostrar toda a força humanitária.

O Exército age no apoio à população em situações de calamidade, como as das enchentes do Vale do Rio Itajaí nos anos de 1983 e 2008, e nos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em 2010. Para preservar a capacidade operacional das tropas o Comando Militar do Sul promove exercício com a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

As operações estão baseadas no quartel do 23º Batalhão de Infantaria, sediado em Blumenau. Além de militares em Blumenau participam tropas de Florianópolis, Porto União, Lages e Curitiba (PR). As ações contam com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a Secretaria de Defesa Civil, a Prefeitura Municipal de Rio do Sul e as ADRs envolvidas. Em Rio do Sul são 310 soldados atuando no exercício.

O treinamento inclui os seguintes procedimentos: organização da estrutura de apoio à população e emprego de material e pessoal habilitado para executar ações de busca, transporte e alojamento de desabrigados; distribuição de itens emergenciais; apoio de saúde e emprego de meios de segurança pública em situações extraordinárias.

O comandante das ações em Rio do Sul, general João Humberto, disse que o exercício é em Santa Catarina e especialmente no Vale do Itajaí – em Blumenau e em Rio do Sul, pois o Estado já vivenciou calamidades, como enxurradas, enchentes, deslizamentos, interrupções de estradas.

O secretário executivo Ítalo Goral, da ADR de Rio do Sul, afirmou que os exercícios são essenciais para o bom desempenho da forças do Exército, PM, Bombeiros, patrulheiros rodoviários federais e estaduais e o pessoal de Defesa Civil do Estado e dos municípios, em qualquer evento que exija interferência para ajuda humanitária na região, e mesmo simultaneamente em diversas regiões de nosso Estado e muito importante para corrigir eventualmente alguma falha havida em catástrofes anteriores.

Serviço
O que: Exercício de Ajuda Humanitária do EB
Período: de 27 a 30 de novembro de 2017
Local: Base de Operações do 23º Batalhão de Infantaria, em Blumenau.
Ápice do Exercício: 29 de novembro, em Rio do Sul

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support