Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ex-alunos da Casa Familiar...

Ex-alunos da Casa Familiar Rural participam de estágio na Alemanha

Dois ex-alunos formados no curso técnico em agricultura da Casa Familiar Rural Ludovico de Marco, de Seara, estão na Alemanha. Os irmãos Everton Hirt e Henrique Hirt de Arabutã, foram aprovados em testes seletivos para estágio em propriedades rurais alemãs.

Henrique, de 19 anos, faz estágio em uma propriedade de 195 hectares na cidade de Rotenburg, a 365 km da capital Berlim. Como é descendente de alemães, não teve problemas com o idioma. “Algumas palavras mudam em comparação com o dialeto que falamos no Brasil, mas é praticamente igual”, explica.

Segundo ele, as diferenças já começam no formato das propriedades. “Nós moramos na comunidade Kirchwalsede, que fica separada de onde estão os suínos e de onde é feita a silagem para o biogás”, explica. Henrique explica que o biogás é direcionado para um gerador de energia elétrica. Outra diferença é a comercialização dos animais. “Não existe o sistema de parceria com as empresas. Os suínos são vendidos separadamente. Uns vinte por vez e pode vender para quem quiser, até direto para os açougues”, ressalta.

Everton, de 24 anos, faz estágio em Hemslingen, a 376 km de Berlim, em uma propriedade que cria gado leiteiro e planta milho para produção de biogás. “Estamos aqui para conhecer novas técnicas que possam ser implantadas na nossa região, além de aprender a língua alemã”, ressalta. “A principal diferença é que aqui as vacas ficam presas a vida toda. E que toda alimentação é guardada em forma de silagem de grama, milho e feno. Outra questão é o uso limitado de antibióticos. O sistema é muito rigoroso”, explica Everton.

A coordenadora da Casa Familiar Rural Ludovico de Marco, Ives Bordignon Zandonai, explica que a experiência em outro país está motivando os colegas. “Todos os professores da Casa Familiar estão muito orgulhosos. Até os nossos alunos estão se espelhando nos colegas. Já tem aluno fazendo curso particular de alemão para tentar o estágio”, explica.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support