Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Evento sobre fruticultura vai...

Evento sobre fruticultura vai reunir mais de mil pessoas em São Joaquim

Mais de mil pessoas estão sendo esperadas em São Joaquim para participar do 13º Senafrut – Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, que acontece de 12 a 14 de junho, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella. O evento, que vai reunir fruticultores, pesquisadores, estudantes, técnicos e empresários, é um dos maiores do ramo no Sul do país.

A programação conta com 23 palestras, proferidas por profissionais de renome nacional e internacional. Além de pesquisadores da Epagri, Embrapa e UFSC, palestrantes da Holanda, França, Israel e Colômbia estarão debatendo temas como comercialização e mercado da maçã, adubação, fertirrigação, doenças e pragas da macieira, mudanças climáticas, enoturismo, entre outros.

Seminário

O Seminário também terá um espaço destinado para exposição dos pôsters dos resumos, resultados de mais de 220 trabalhos científicos inscritos. Além da parte técnica, os participantes vão poder visitar a exposição de produtos, serviços, máquinas e implementos, que reúne mais de 50 empresas do ramo.

O presidente da Comissão Organizadora do Senafrut e gerente da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, Marcelo Cruz de Liz, explica que o evento tem como objetivo o fortalecimento da fruticultura, buscando profissionalização de forma organizada e consciente. “É preciso estar preparado para enfrentar os desafios produtivos e do mercado, com competitividade, sempre com a premissa de levar uma fruta segura até o consumidor, que está cada vez mais exigente”, destaca.

Marcelo explica que os participantes terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em mecanização das práticas culturais e uso de técnicas e produtos mais modernos e eficientes nos pomares. Ele ressalta que as tecnologias apresentadas no Senafrut buscam diminuição dos custos de produção, com elevação da qualidade dos frutos e da produtividade dos pomares, resultado em uma fruticultura mais eficiente e profissional.

Números

Santa Catarina se destaca na fruticultura temperada como um dos maiores produtores de maçã, vinhos de altitude, pera e frutas de caroço do país. Os dados mais recentes do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) revelam que maçã e uva, as duas principais frutas de clima temperado produzidas no Estado, responderam por 45,6% (683,3 mil toneladas) do total de frutas produzidas na safra 2016/2017.

Só em maçãs o Estado produziu 637,5 mil toneladas na safra 2016/17, mais da metade (52%) do cultivar Gala. A maçã Fuji foi responsável por 46% e as maçãs precoces responderam pelos 2% restantes. A viticultura produziu mais de 45,8 mil toneladas na safra 2016/17. A categoria de uva comum (americanas e híbridas) participou com 92% do volume produzido, as uvas viníferas (europeias) responderam por 5% do total e as uvas de mesa com os 3% restantes.

O Senafrut é uma promoção da Epagri, Prefeitura de São Joaquim, Governo do Estado de Santa Catarina, Associação do Engenheiros Agrônomos de SC (Assea), Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (Amap) e Embrapa.

Serviço

  • O que: 13º Senafrut – Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado
  • Quando: de 12 a 14 de junho
  • Onde: em São Joaquim, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella
  • Informações e entrevistas: Marcelo Cruz de Liz, presidente da Comissão Organizadora do Senafrut e gerente da Estação Experimental da Epagri em São Joaquim, pelo fone (49) 99133-8775.
  • Saiba mais sobre o evento: https://senafrut.com.br/

Informações adicionais para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992/3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344