Evento reúne jovens agricultores catarinenses para pensar o futuro do agronegócio
Nesta quarta-feira, 16, 250 jovens agricultores e pescadores das regiões de Araranguá, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Tubarão participarão do Encontro Macrorregional de Jovens Rurais e do Mar do Litoral Catarinense. O evento tem como objetivo pensar no futuro do agronegócio e acontecerá no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu, às 8h30.
Todos os participantes têm em comum a formação nos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pelo Programa SC Rural. As aulas acontecem nos Centros de Treinamento da Epagri, onde os jovens recebem noções de administração e aprofundam seus conhecimentos nas cadeias produtivas mais importantes de suas regiões. Além disso, eles conhecem novas tecnologias e desenvolvem iniciativas que agregam valor aos produtos da agricultura familiar. Até o final deste ano, serão quase 1,8 mil homens e mulheres preparados para se tornarem os agricultores do futuro.
Após a formação, os jovens elaboram projetos de investimentos individuais ou comunitários. As melhores propostas são selecionadas para receber o apoio financeiro do SC Rural, com contrapartida do agricultor, para serem executadas. Os projetos abrangem diferentes temáticas, como bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura e turismo rural, entre outros.
A programação do Encontro Macrorregional de Jovens Rurais e do Mar do Litoral Catarinense conta com palestras, debates e apresentação de casos de sucesso relatados pelos próprios jovens que já passaram pelas capacitações da Epagri e hoje se tornaram empreendedores rurais bem-sucedidos. Um desses exemplos de sucesso da Grande Florianópolis será o caso de um jovem rural de Anitápolis que montou uma agroindústria de processamento de frutas e verduras.
Programa SC Rural
O SC Rural conta com investimentos do Governo do Estado e do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária. Esses exercícios induzem a criatividade e a inovação para empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville