Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Evento nacional com gestores...

Evento nacional com gestores estaduais de meio ambiente termina com visitas técnicas no Litoral Norte

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O encerramento do encontro itinerante da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) em Santa Catarina foi marcado por visitas técnicas realizadas neste sábado, 26, nas cidades de Navegantes e Balneário Camboriú. Os secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o Brasil visitaram, junto com os técnicos de licenciamento ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), as instalações sustentáveis da Portonave, em Navegantes, que recebeu recentemente do Instituto a licença ambiental para ampliação do cais.
 
Foi apresentado ao grupo, a estrutura da empresa, o funcionamento do comitê de sustentabilidade, os pilares da estratégia ESG da Portonave, que são fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de todo o programa de gestão ambiental com detalhes dos principais monitoramentos ambientais para atender as condicionantes do licenciamento.

“Ficamos honrados por fazer parte desse roteiro de visitas técnicas proposto pelo evento, e por termos sido escolhidos como referência em sustentabilidade, para que pudéssemos mostrar aos gestores estaduais as ações que desenvolvemos e o quanto elas têm refletido positivamente na sociedade e conservação ambiental”, frisou Fabrício Martins, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Portonave.

Porto de Navegantes – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Os gestores também visitaram a área alfandegada da Portonave, os principais pontos do terminal, como a área de cargas perigosas; o cais de atracação; a área de emergências ambientais e de segurança do trabalho e manutenção, onde detalhes referentes aos padrões de operações que atendem as legislações ambientais e os compromissos assumidos com sustentabilidade foram demonstrados ao grupo.

Outro caso demonstrado foi o engordamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, licenciada pelo IMA. Os participantes foram recebidos pela secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi, e pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

“Para nós é um orgulho receber os representantes de órgãos estaduais de meio ambiente brasileiros, e apresentar as boas práticas ambientais desenvolvidas aqui em Balneário Camboriú. É importante levar para os outros estados, o exemplo de Santa Catarina, e mostrar que é possível desenvolver sem deixar de priorizar a sustentabilidade e a preservação ambiental. Parabéns ao IMA, que fez essa grande articulação para dar visibilidade ao nosso estado por todo o Brasil”, disse o prefeito.

Balneário Camboriú – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A alimentação artificial de praia é uma intervenção usada em todo o mundo, e busca reproduzir o ambiente natural da praia. Em se tratando da fauna, estudos mostram alta capacidade de regeneração da mesma no ambiente praial e marinho raso.
 
Os técnicos do IMA possuem expertise neste tipo de licenciamento e o Instituto fiscaliza rigorosamente intervenções do tipo para mitigar os principais impactos da alimentação artificial, analisando e autorizando o engordamento da faixa de areia em praias com base em pilares como: atendimento aos requisitos e normas ambientais; desenvolvimento de atividades e programas de controle ambiental; risco ecológico para espécies da fauna e flora do ambiente e os benefícios sociais como geração de emprego e renda e aumento da arrecadação pública dos municípios.

“Sediar o evento da Abema pela primeira vez em Santa Catarina, nos aproximou dos outros estados brasileiros. Todos ficaram encantados com a experiência que tiveram aqui e levarão exemplos de práticas ambientais pioneiras, que poderão ser utilizadas como referência na gestão de políticas públicas para o meio ambiente no âmbito nacional”, concluiu a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Toda a programação do evento foi organizada pela Abema, IMA/SC, e Governo do Estado de Santa Catarina, e contou com o importante apoio da Habitasul e da Prefeitura de Florianópolis.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support