Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Evento latino-americano voltado para...

Evento latino-americano voltado para desenvolvedores ocorre nesta quarta-feira, no CIASC

O DevConverge LATAM – Sprint Floripa contará com talks de especialistas no segmento

Uma iniciativa criada por desenvolvedores para os desenvolvedores, assim nasceu a Dev Converge LATAM, em dezembro de 2023. O evento itinerante tem como objetivo gerar novos multiplicadores de conhecimento unindo a comunidade de desenvolvedores latino-americana. No próximo dia 17 de abril, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), receberá a próxima edição, intitulado DevConverge LATAM – Sprint Floripa. A ação será gratuita e em formato híbrido, presencial e com transmissão via YouTube.

Ao todo, serão apresentados quatro talks conduzidos por especialistas no segmento. Dentre as temáticas abordadas, estão: a exploração de dados de ALPR com GenAI, a elevação da régua dos desenvolvedores apoiando-os em iniciativas open source e a automatização do rotacionamento de senhas em aplicações Java.

Bruno Alves, um dos idealizadores do evento, comenta sobre a parceria com o CIASC para edição na capital catarinense e os resultados pretendidos a partir disso. “A realização do DevConverge LATAM em Florianópolis é uma grande oportunidade para os desenvolvedores locais se conectarem e se atualizarem sobre as últimas tendências em Java e Quarkus. Com palestras envolventes e práticas de código aberto, o evento irá proporcionar muito aprendizado. É uma chance incrível para os desenvolvedores ampliarem seus horizontes, fazerem networking e se inspirarem para criar soluções ainda mais inovadoras”, salienta.

A gerente de Produtos de Software no CIASC, Cristina Orthmann, destaca a importância de eventos como este em Florianópolis. “Santa Catarina é considerada um pólo referência em tecnologia no país. E nós, enquanto empresa pública atuante no segmento, buscamos impulsionar os profissionais atuantes, oferecendo oportunidades como essa, para que possam expandir seu conhecimento e aplicar na realidade em que atuam. Além de apresentar soluções inovadoras ao mercado, nós também somos agentes de transformação da informação relacionada à tecnologia e inovação”, frisa.

Em anos anteriores, foram realizadas outras edições online e um grande evento em Buenos Aires, sob a condução de profissionais daquele país. Para 2024, a comunidade de desenvolvedores brasileiros busca expandir o projeto, com uma edição já confirmada no dia 22 de maio, na sede da Red Hat, em São Paulo. Por lá, estarão grandes nomes do java, inclusive com alguns Java Champions como palestrantes. Outras edições no Uruguai e Chile também estão em negociação, segundo Alves.

Para participar do DevConverge LATAM – Sprint Floripa de forma presencial, basta acessar o formulário e fazer a inscrição. As vagas são limitadas ao espaço físico do Auditório do CIASC, na Rua Murilo Andriani, 327, Bairro Itacorubi, Florianópolis.

Já a transmissão online será pelo canal Quarkus Club no YouTube, sem necessidade de inscrição prévia.

Programação completa:

19h – Abertura

19h05 – Talk 1: RAG com Spring AI: Explorando dados de ALPR com GenAI – Luiz Salazar

19h30 – Talk 2: Eleve a régua de seus devs apoiando-os em iniciativas open source – Fabricio de Llamas

19h55 – Coffee Break

20h10 – Talk 3: Revisitando Java Records – Bruno Alves

20h35 – Talk 4: 30 segundos de senhas! Automatizando o rotacionamento senhas em aplicações java – George Tavares

21h – Encerramento

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support