Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Evento discute o fortalecimento...

Evento discute o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

A prevenção e o atendimento da população nas unidades de saúde são fundamentais para o diagnóstico precoce e para evitar o agravamento de doenças. Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) realizaram um debate com o Secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes Mendes Júnior, na última terça-feira, 11, em São José.

“Precisamos fortalecer a atenção primária, nas consultas e no pré-natal. Discutir juntos com os municípios a retomada da Câmara Técnica é muito importante para todos nós. Ter como alicerce do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) as políticas de atenção primária. Assim vamos reduzir as portas de entradas nas UPAs e emergências”, salientou a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que participou do debate.

Participaram do evento mais de 300 profissionais de saúde das regiões do Estado e autoridades, como secretários municipais de saúde, profissionais de saúde da APS municipal, técnicos das Regionais de Saúde, apoiadores do Cosems/SC, além de técnicos da Diretoria da Atenção Primária da SES/SC.

Nésio Fernandes Mendes Júnior realizou uma palestra sobre a “APS do futuro política do governo federal”, que busca trazer avanços na saúde, uma das políticas mais universais do SUS e está presente em todos os municípios. O Secretário apresentou os programas do MS e a importância do credenciamento dos municípios para receberem os recursos federais e ampliarem o atendimento primário.

“É uma ação coletiva e de cobrança com o Ministério para mostrar os problemas que temos aqui em Santa Catarina. Assim podemos evoluir na saúde e resolver as dúvidas buscando soluções, fortalecendo a atenção primária e reduzindo os problemas mais graves”, ressaltou Daisson Trevisol, presidente do Cosems.

Durante o evento foram apresentadas algumas possibilidades de novos financiamentos na APS, como a implantação de novas equipes e multiprofissionais para aumentar a cobertura da APS. Também foram debatidos os novos serviços de Saúde Bucal, a melhora na integração dos sistemas de informação da atenção básica e o e-SUS com novas operacionalidades e a possibilidade de realização de teleconsulta. Destaque também para o Programa Mais Médicos, que no próximo mês novos profissionais começarão a atuar no Estado.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support