Evento discute tendências de mercado e desafios sanitários da avicultura em Chapecó
Cerca de mil pessoas, entre executivos, médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores e produtores rurais estarão reunidos em Chapecó na próxima semana para discutir as tendências de mercado, desafios sanitários e logística na avicultura. O XVI Simpósio Brasil Sul de Avicultura será realizado de 7 a 9 de abril e reunirá 15 palestrantes nacionais e internacionais no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês em Chapecó. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, irá participar da solenidade de abertura do evento na terça-feira, 7, às 19h30.
A programação do Simpósio inicia às 14h, com uma palestra sobre as “Novas tendências em aditivos alimentares para a produção de frangos”, com o professor José Henrique Stringhini; seguido pelo PhD em nutrição animal, Fernando Rutz, com “Fisiologia da digestão e absorção”, às 15h. “Logística como fator crítico na produção de frangos de corte” será apresentada pelo gerente de operações da Aurora, Celso Cappellaro, às 16h30. O analista sênior do Rabobank Brasil, Adolfo Fontes, é o convidado especial para a palestra magna sobre o “Panorama e perspectivas para o mercado de carnes”, às 20h.
Na quarta-feira, 8, o evento traz o médico veterinário Bernando Gallo que falará sobre “Aviicultura de Alta Performance no Século 21”. O executivo Clóvis Rayzel abordará “Equipamentos Presente X Futuro”, às 9h. Martijn Gruijters trará uma visão europeia sobre o “Manejo de Frangos de Corte”, às 10h30. No final da manhã, o pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho falará sobre “Análise de ciclo de vida”.
À tarde, “A questão hídrica e futuro da produção agropecuária” será debatida pelo professor Guilherme Augusto Vieira. Na sequência, o pesquisador belga Filip Van Immerseel aborda “Manejo da microbiota para manter a qualidade da mucosa intestinal”, às 15h, e o Ph.D. Robert Wideman sobre os “Problemas locomotores causados por stress e infecção bacteriana”, às 16h30.
O debate sobre Salmonelas encerra a programação do SBSA, na quinta-feira, 9. O Paulo Lourenço falará sobre “Pontos críticos no controle das salmonelas e o manejo pré- abate”, às 8h. O consultor holandês Jaap Obdam apresentará a atual situação europeia, às 9h. O americano James Barton abordará “Procedimentos atuais e futuros para o controle de salmoneloses nas granjas avícolas americanas: Melhores práticas x Mundo Real”, às 10h30. Ivan Alvarado finalizará o ciclo de palestra com a “Experiência no controle de desafio respiratório”, às 11h30. O simpósio também é uma grande vitrine de novas tecnologias e produtos.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br