Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Evento debate a valorização...

Evento debate a valorização de propriedades rurais que preservam o meio ambiente

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou, nesta sexta-feira (30), a 1ª reunião técnica sobre o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). “Nosso objetivo é construir um programa que realmente consiga preservar os recursos naturais de Santa Catarina, valorizando os pequenos agricultores”, afirmou a secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo.

Foram apresentadas as metodologias de projetos de PSA aplicados em alguns municípios brasileiros e no Estado de São Paulo. A analista de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Carolina Ximenes, falou sobre iniciativas e programas de conservação ambiental. Entre eles, ela destacou o projeto de PSA Oásis, lançado em 2006. “O projeto não teria recursos suficientes para pagar a importância de conservar os recursos ambientais. É um valor simbólico, porém necessário para aqueles que protegem os ecossistemas”, disse.

O Oásis já beneficiou 223 proprietários de terra e 724 nascentes foram protegidas, em um total de 2.213 hectares de áreas naturais protegidas. O projeto já foi desenvolvido no município catarinense de São Bento do Sul, em Apucarana (PR) e Brumadinho (MG). Está em fase de desenvolvimento em Palmas (TO), São José dos Campos (SP), Bonito (MS) e na região metropolitana de Curitiba (PR).

A gerente ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Helena Carrascosa von Glehn, ponderou sobre o PSA como instrumento econômico. “O PSA não é um fim, é um instrumento a serviço de um objetivo que deve se definido com clareza. Portanto, é necessário tomar cuidado para não sair do foco ambiental”, observa. Helena apresentou, ainda, o projeto Mina D’ Água, uma forma de estimular a proteção das nascentes de mananciais de abastecimento público, conciliando atividades de preservação com geração de renda principalmente no meio rural.

O diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da SDS, Daniel Casarin Ribeiro, apresentou o projeto Águas@SC, que visa lançar o primeiro projeto estadual de PSA com o foco na conservação de recursos hídricos em áreas estratégicas para abastecimento público no Estado. Por fim, foi lançado o link para consulta pública, que estará disponível a partir da próxima segunda-feira (2): consultapublica.scc.sc.gov.br . Mais informações sobre o sistema no site www.scc.sc.gov.br .

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 9929-4998

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support