Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Evasão escolar e uso...

Evasão escolar e uso de drogas é tema de evento em Videira


Foto: Josiane Zago/ ADR VIdeira

Teve início na manhã desta quinta-feira, 16, o evento organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira, por meio da Gerência de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar, com foco, na evasão escolar e no uso e tráfico de drogas nas escolas. O objetivo é debater o assunto e criar padrões únicos de atendimento que otimizem e diminuam os casos.

Para o secretário executivo da ADR Videira, Euro Vieceli, que esteve presente na abertura, o evento tem grande importância. “Quero parabenizar a todos os organizadores por trazerem importantes discussões e por buscarem, de forma coletiva, alternativas para esses problemas comuns em todos os municípios”, afirmou.

O evento teve início com a fala dos promotores do evento e seguiu para os primeiros debates. O Conselho Tutelar iniciou os trabalhos falando sobre a ação que deve ser tomada nas escolas em caso de evasão escolar. O apoio dado pelo Conselho Tutelar também no combate ao uso e tráfico de drogas também foi explanado.

Ainda no período da manhã, a promotora Maria Regina Lakus Forlin falou sobre os atendimentos efetuados pelo Ministério Público e como cada ente participativo pode colaborar no processo. O evento ainda contou com a explanação do diretor de escola Roberto Maraschin Primo, dos conselheiros Luiz Carlos Spanholi e Juliana Weber, do delegado Giovani Angelo Dameto, do comandante da PM, Ricardo Silva de Souza, e do secretário Municipal de Educação, Gean Carlos Farinon Flores de Matias.

O secretário enalteceu a importância de estimular os estudantes a frequentarem as aulas. “Precisamos desmistificar a ideia de que no Brasil as coisas acontecem somente obrigadas. Se for somente uma obrigação o aluno frequentar a aula, quando ele tiver a oportunidade, ele não frequentará, porém, se ele for estimulado, se for criado valor nesse processo, as realidades serão modificadas. Esse é o grande desafio”, afirmou.

A gerente de Educação Girlene Borsoi enalteceu que esse será o primeiro trabalho neste sentido. Segundo ela, o objetivo é voltar com essa pauta em discussão, criando padrões e trabalhando em conjunto. “Ao final do encontro, iremos criar uma agenda para definir esse protocolo único”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira