Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. ETE Potecas ganha forma...

ETE Potecas ganha forma com concretagem de paredes

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas segue em ritmo acelerado. Esta semana foi concluída a concretagem da primeira parede de um dos tanques de aeração. Oito caminhões betoneira foram mobilizados para depositar cerca de 80 metros cúbicos de concreto na estrutura.

Serão ao todo quatro tanques de aeração, onde o esgoto receberá oxigênio para passar por uma das etapas de depuração. Cada um deles terá aproximadamente 4,7 mil metros quadrados, o que equivale ao tamanho de meio campo de futebol.

A CASAN também agiliza a construção das outras estruturas da nova ETE, como o laboratório, guarita, casa dos sopradores, adensadores e tanque de contato.

A nova ETE Potecas vai substituir a unidade construída na década de 80 com tecnologia de lagoas de estabilização. A nova infraestrutura vai tratar o esgoto em sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.

O investimento previsto é de R$ 270 milhões, para atendimento de uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com ampliação das redes de coleta. Moradores da parte continental de Florianópolis e de São José serão beneficiados.

Fotos: Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support