Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. ETE Potecas é tema...

ETE Potecas é tema de nova reunião pública

Fotos: Divulgação / Casan

Com a participação de mais de 50 moradores, a Casan realizou esta semana a quinta reunião pública sobre a nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas. Líderes comunitários e vereadores participaram do encontro que apresentou informações sobre essa que é uma da maiores obras de saneamento do Estado e tem previsão de entrar em pré-operação no final deste ano.

“A participação da comunidade é muito importante para que as pessoas saibam o que é essa obra e também o que são as ações que a Casan está desenvolvendo com o Projeto Socioambiental que permite a visita de casa em casa e ações nas escolas da região”, destaca o diretor de Operação e Expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmman.

Também integraram a equipe da Casan no encontro o chefe da agência de São José, Luciano Oliveira, a gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Andreia Senna, o engenheiro Rafael Rodrigues Tokarewicz, fiscal da obra, a assistente social Julie Cristine Volkmer e o técnico em saneamento Carlos Augusto Pedra, que trabalham no acompanhamento do Projeto Socioambiental desse empreendimento

A questão do odor foi a dúvida de muitos moradores na reunião. Para resolver esse problema, a nova Estação de Tratamento de Potecas contará com um sistema de controle, com a coleta dos gases gerados no processo de depuração por meio de exaustores, além de tratamento em um biofiltro. Esse equipamento dará suporte ao crescimento de microrganismos responsáveis pela degradação de compostos que geram odores.

A nova unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto em sua primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual ETE com sistema de lagoas de estabilização.