Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. ETE Insular passa por...

ETE Insular passa por nova etapa de concretagem em reservatório de depuração

A Estação de Tratamento de Esgoto Insular, localizada no aterro da baía sul próximo à Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, passou por uma nova etapa de concretagem nesta quarta-feira, 28. Foram utilizados 20m³ de concreto e mobilizados quatro caminhões betoneira para as estruturas de um reservatório que atua na depuração do esgoto. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está intensificando as operações de concretagem para acelerar o andamento das obras de ampliação e modernização da unidade.

A concretagem nesta quarta-feira foi feita nos pilares de sustentação e paredes laterais do chamado reservatório de cloreto férrico. Essa estrutura integra o tratamento terciário, uma etapa mais avançada de depuração capaz de remover nutrientes poluidores específicos, como o fósforo e o nitrogênio. Ao final, é produzido um efluente com qualidade superior ao tratamento convencional.

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da região central e bacia do Itacorubi têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Fotos: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support