Etapa Estadual da Feira de Ciências e Tecnologia inicia nesta quarta-feira em Florianópolis
Nesta quarta-feira, 11, a partir das 9h inicia em Florianópolis, a 10ª Edição da etapa Estadual da Feira de Ciências e Tecnologia. O evento acontece no Instituo Estadual de Educação (IEE), nos dias 11 e 12 de novembro, reunindo 166 alunos de 27 gerências regionais de Educação.
Representarão a gerência de Educação da 19ª SDR, na categoria de ensino fundamental a EEB Martinho Callado Júnior, de Pescaria Brava, nas categorias ensino médio e ensino médio profissionalizante a EEM Almirante Lamego, de Laguna.
O evento é o fechamento do ciclo de feiras regionais, realizadas em todo o Estado e estabelece interações e troca de experiências entre estudantes e comunidade, a partir da exposição das produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo de cada localidade.
Este ano, assim como em 2014, a maioria dos projetos está sendo voltada para ações de proteção e revitalização ambiental. Cada um dos 83 trabalhos será apresentado por dois alunos e um professor que supervisionou e orientou a equipe.
A coordenadora estadual da Feira, Sirley Damian de Medeiros, destaca os efeitos positivos que as atividades causam nos estudantes. “A Feira vem para estimular a pesquisa e o conhecimento científico nos alunos e está se firmando como um dos maiores eventos educacionais do Estado”, disse.
O público poderá visitar os estandes nos períodos matutino e vespertino. A Feira é dividida em três categorias: ensino fundamental, médio e profissionalizante. Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por professores, técnicos pedagógicos e gestores.
Conheça os trabalhos classificados para etapa estadual:
O “Chuveiro Sustentável” projeto dos alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEB Martinho Callado Júnior, de Pescaria Brava, apresentado pelos alunos Arthur Nola e Richard Goulart, garantiu o primeiro lugar na categoria ensino fundamental. O projeto prima pela economia de água e energia, para sua funcionalidade o registro é substituído por uma hidra instalada sob uma plataforma, que liberará a água a medida em que estivermos sobre ela. “Para comprovar a economia realizamos uma pesquisa, levando em consideração uma parada de 3 segundos durante o banho, em um ano seriam economizados cerca de 6500 litros de água”, comentou o aluno, Arthur Nola, de 14 anos.
O primeiro lugar na categoria ensino médio foi conquistado pelos alunos do 2º ano, da EEM Almirante Lamego, de Laguna, com Water Ilusion Optical Strobo (WIOS). Com objetivo de comprovar a investigação sobre o comportamento humano às diferentes frequências de sons, o projeto utilizou caixas de som, água para percepção visual e o estroboscópio para efeitos e demonstração das ondas em diferentes frequências.
Para tornar o ensino aprendizagem nas aulas de química atrativo e interativo, os alunos do 2º ano profissionalizante do EEM Almirante Lamego, criaram o projeto “Aplicativo da Tabela Periódica”, vencedor na categoria profissionalizante. Aliando o lúdico e a tecnologia por meio do aplicativo os alunos puderam agrupar elementos que possuem propriedades químicas e físicas semelhantes facilitando sua localização. E ampliar conhecimentos com diversos conteúdos envolvendo as propriedades da tabela e seus elementos, como também a massa atômica, número atômico e a distribuição dos átomos relacionadas as propriedades destes e suas estruturas.
Serviço
X Feira Estadual de Ciências e Tecnologia
Quando: 11 de novembro às 09h – Abertura
Das 10h às 18h – Apresentação dos projetos
12 de novembro
09h às 15h – Apresentação dos projetos
15h às 16h30 – Encerramento e Premiação
Onde: Ginásio Esportivo Rosendo Lima, IEE, Florianópolis
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação – SED
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}