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Etapa de sustentação da ponte chega ao fim com colocação de última treliça

Começou a ser erguida, nesta terça-feira, 8, em Florianópolis, a quinta e última treliça na Ponte Hercílio Luz que ligará as quatro torres já construídas. A estrutura vai garantir a sustentação da ponte durante o trabalho de restauração. O prazo para conclusão do trabalho era abril deste ano, mas foi adiantado pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte.


Foto: James Tavares/Secom

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Para tratar do assunto, o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, concede entrevista coletiva nesta terça-feira, 8, a partir das 16h, na sede do departamento na cabeceira insular. O escritório do Deinfra fica em frente ao Parque da Luz, na Capital.

Trabalho executado

A primeira treliça foi erguida no dia 10 de dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira e quarta, em fevereiro e, agora, a quinta. Todas as treliças foram levadas de balsa pelo mar até a ponte. Após serem posicionadas, foram içadas com cabos que estavam acoplados no eixo de um macaco hidráulico e na treliça içada.

Foram quatro macacos, dois em cada torre. Cada macaco tinha a capacidade de içar cem toneladas, e cada treliça tem 94 toneladas. Todos os pontos foram soldados quando as treliças eram encostadas nas vigas existentes sobre as torres. Toda a tecnologia usada evitou forçar o vão central da Ponte Hercílio Luz.

As cinco treliças metálicas que foram colocadas lado a lado formarão um leito, onde serão colocados 54 macacos hidráulicos. Todo o peso do vão central da Hercílio Luz, que é de cerca de cinco mil toneladas, será colocado sobre a sustentação inferior para que possa ser feito o trabalho final de restauração da ponte.

A obra

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa “ponte segura”, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual de 180 dias.

No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que farão a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, etapa que está sendo executada atualmente. O investimento é de R$ 11,4 milhões, e o prazo previsto também era de 180 dias (até abril deste ano).

Já se preparando para a próxima etapa das obras, em dezembro de 2015, o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar também a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc). O contrato com a empresa que fará a restauração ainda não foi assinado.

Histórico

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

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