Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudo desenvolvido na Udesc...

Estudo desenvolvido na Udesc analisa relação entre atividade física e depressão em adolescentes

Um estudo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) analisou a relação entre escolhas de atividades físicas com sintomas depressivos e transtornos de humor em adolescentes. 

A pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano foi desenvolvida no Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Sob orientação do professor Alexandro Andrade, o aluno Thiago Sousa Mathias concluiu que, segundo alguns fatores, as atividades físicas podem afetar tanto positiva quanto negativamente o bem-estar psicológico dos adolescentes.

De acordo com o estudo de Mathias, a adolescência é um período da vida complexo e o comportamento psicológico pode fazer com que os adolescentes escolham diferentes atividades físicas sob as mais variadas motivações, que podem ser externas ou internas. 

O doutorando observou que os jovens que escolhem exercícios com base em motivações externas, como as preocupações com o corpo, têm mais chance de apresentar sintomas depressivos.

Por outro lado, quando o esporte é escolhido também como fonte de lazer de acordo com motivações internas (como prazer e satisfação), o risco para depressão é 40% menor.  

Quase quatro mil alunos

O estudo, que coletou dados de quase 4 mil alunos de 26 escolas de oito municípios da Grande Florianópolis, enquadra-se na categoria de “descritivo transversal”, que é utilizada em saúde pública para avaliar e planejar programas de controle de doenças.

A partir dessa coleta e da aplicação de testes que avaliaram fatores como comportamento no exercício físico e necessidades psicológicas básicas, o doutorando desenvolveu estudos para analisar a ligação entre estágios de mudanças do comportamento e sintomas depressivos. 

O projeto encontra-se em desenvolvimento e prevê ainda a coleta de dados de mais dez mil estudantes nos próximos dois anos.

Prazer na atividade física

Dentre as principais conclusões, o estudo apontou os papéis significativos da necessidade de ter prazer e satisfação nas escolhas ligadas à atividade física no lazer e nas aulas de Educação Física.

Quando os estudantes percebem que suas necessidades psicológicas são frustradas nas aulas, correm mais risco de ter um humor negativo, que pode levar à escolha de uma atividade física por motivações externas.

E essa escolha pode ser prejudicial, já que os benefícios do exercício não estão apenas relacionados à frequência ou à intensidade, mas também a diferentes motivações.

Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid pelo e-mail ppgcmh.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8693.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3364-8622 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support