Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Estudo da Epagri comprova:...

Estudo da Epagri comprova: produção de berbigão é viável em SC

O Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Epagri/Cedap) desenvolveu pesquisa que constatou que a produção de berbigão em cativeiro é viável em Santa Catarina. O experimento teve sucesso ao produzir larvas do molusco, manter as sementes em crescimento em berçário marinho e realizar a transferência para sistema de produção suspenso flutuante. O estudo foi desenvolvido por João Guzenski, pesquisador da Epagri/Cedap.

O trabalho mostrou que o processo de larvicultura é bastante rápido, levando em torno de 10 dias para as larvas assentarem. As sementes podem ser transferidas para o mar quando atingem um tamanho médio de 1,72mm. Com o uso de um sistema suspenso flutuante de bandejas, os berbigões alcançam um tamanho médio de 24,3mm em 12 meses de cultivo e uma sobrevivência de 94% nessa fase.

O pesquisador explica que fatores como extração excessiva, poluição das águas costeiras, diminuição de habitats e falta de plano de manejo dos bancos naturais resultaram na sobre-exploração da espécie, ameaçando sua sustentabilidade. “Contudo, a introdução de sementes de berbigões produzidas em laboratório, seja empregando técnicas de repovoamento dos bancos naturais ou de cultivo através da maricultura, pode auxiliar sobremaneira a recuperação desta importante atividade, com benefícios sociais, econômicos e ambientais”, relata Guzenski.

Berbigões com 110 dias de cultivo

Outras espécies de berbigões são cultivadas na China, Estados Unidos e Canadá, sendo uma atividade econômica estabelecida nesses países, exemplifica o pesquisador. Ele ressalta que em Santa Catarina a criação do molusco em cativeiro “pode ser utilizada como uma ferramenta complementar à gestão deste recurso pesqueiro ou ser introduzida como uma nova opção na maricultura”.

A Epagri publicou também um folder que documenta o potencial de cultivo do berbigão no litoral catarinense e você acessa aqui neste link.

Informações e entrevistas
João Guzenski, pesquisador da Epagri/Cedap, pelo fone (48) 3665-5063

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support