Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Estudantes presos na ditadura...

Estudantes presos na ditadura militar serão ouvidos pela Comissão da Verdade

Estudantes catarinenses detidos entre 1964 e 1985, durante o regime militar, participarão de audiência pública da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV), nesta segunda-feira, 14, às 16h, na sala de comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Eles terão a oportunidade de relatar as circunstâncias em que foram detidos para auxiliar a Comissão Estadual no trabalho de investigação das denúncias de violações de direitos humanos ocorridas por motivos políticos, no Estado de Santa Catarina, durante o período da ditadura.

De acordo com o coordenador da CEV, o procurador do Estado Naldi Otávio Teixeira, dez pessoas já confirmaram presença para a coleta de depoimentos e documentos: Derlei Catarina de Luca, Edison Adrião Andrino de Oliveira, Gerônimo Wanderlei Machado, Heitor Bittencourt Filho, Inácio Mafra, Markian Getúlio Kalinnoski, Paulo Joaquim Alves, Rosangela de Souza, Valdir Izidoro Silveira e Wladimir Salomão do Amaranto.

A Comissão Estadual tem até fevereiro de 2014 para enviar à Comissão Nacional da Verdade (CNV) um relatório com todos os catarinenses mortos em Santa Catarina ou outros Estados, os catarinenses desaparecidos, além dos que foram presos e torturados no período da ditadura. O relatório fará parte do documento final da CNV sobre violação de direitos humanos durante o regime militar. Até o momento, o levantamento contabiliza 461 estudantes presos por motivação política na época.

A Comissão
A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV) foi criada em 2013 com o objetivo de examinar violações de direitos humanos ocorridas no período de setembro de 1946 a outubro de 1988, além de subsidiar a Comissão Nacional da Verdade (CNV).

As atividades desenvolvidas pela CEV são consideradas públicas, exceto nos casos em que seja necessário manter sigilo para resguardar a intimidade, a vida privada, a honra ou a imagem das pessoas envolvidas. O nome da Comissão homenageia Paulo Stuart Wright, político catarinense que teve o mandato de deputado cassado durante o regime militar e desaparecido desde setembro de 1973.

Mais informações
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support