Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Estudantes presos na ditadura...

Estudantes presos na ditadura militar serão ouvidos pela Comissão da Verdade

Estudantes catarinenses detidos entre 1964 e 1985, durante o regime militar, participarão de audiência pública da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV), nesta segunda-feira, 14, às 16h, na sala de comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Eles terão a oportunidade de relatar as circunstâncias em que foram detidos para auxiliar a Comissão Estadual no trabalho de investigação das denúncias de violações de direitos humanos ocorridas por motivos políticos, no Estado de Santa Catarina, durante o período da ditadura.

De acordo com o coordenador da CEV, o procurador do Estado Naldi Otávio Teixeira, dez pessoas já confirmaram presença para a coleta de depoimentos e documentos: Derlei Catarina de Luca, Edison Adrião Andrino de Oliveira, Gerônimo Wanderlei Machado, Heitor Bittencourt Filho, Inácio Mafra, Markian Getúlio Kalinnoski, Paulo Joaquim Alves, Rosangela de Souza, Valdir Izidoro Silveira e Wladimir Salomão do Amaranto.

A Comissão Estadual tem até fevereiro de 2014 para enviar à Comissão Nacional da Verdade (CNV) um relatório com todos os catarinenses mortos em Santa Catarina ou outros Estados, os catarinenses desaparecidos, além dos que foram presos e torturados no período da ditadura. O relatório fará parte do documento final da CNV sobre violação de direitos humanos durante o regime militar. Até o momento, o levantamento contabiliza 461 estudantes presos por motivação política na época.

A Comissão
A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV) foi criada em 2013 com o objetivo de examinar violações de direitos humanos ocorridas no período de setembro de 1946 a outubro de 1988, além de subsidiar a Comissão Nacional da Verdade (CNV).

As atividades desenvolvidas pela CEV são consideradas públicas, exceto nos casos em que seja necessário manter sigilo para resguardar a intimidade, a vida privada, a honra ou a imagem das pessoas envolvidas. O nome da Comissão homenageia Paulo Stuart Wright, político catarinense que teve o mandato de deputado cassado durante o regime militar e desaparecido desde setembro de 1973.

Mais informações
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497