Estudantes indígenas visitam o Porto de São Francisco do Sul
Na semana em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, o Porto de São Francisco do Sul recebeu a visita de 30 alunos da Aldeia Indígena de Laranjeiras, localizada a nove quilômetros do terminal portuário. A inédita iniciativa ocorreu nesta quarta-feira, 17.
Os estudantes da etnia Guarani Mbya, com idade entre cinco e 40 anos (inclui EJA), tiveram a oportunidade de visitar as instalações portuárias e ver de perto os enormes navios atracados.
Acompanhados por professores e diversos integrantes da aldeia, eles foram na área operacional onde cantaram canções tradicionais indígenas, louvando e agradecendo “Nhanderu” (“deus de todos”), o ser criador de todas as coisas, segundo a mitologia Guarani Mbya. Na sequência, eles percorreram o cais.
O presidente do Porto, Cleverton Vieira comentou que a visita representa uma retribuição e reconhecimento aos povos originários que, há séculos, foram os precursores no uso do local:
SONORA
O Programa de Visitação ao Porto foi implantado em 2023, em parceria com a Receita Federal, e já beneficiou 600 pessoas, de escolas e entidades da região.