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Estudantes de Xaxim criam projeto para conscientizar a população sobre o uso excessivo de tecnologias

Na era da informação e da conectividade instantânea, o uso excessivo da tecnologia pode ter consequências negativas para os indivíduos e para a sociedade como um todo. Foi pensando na forma como essas ferramentas são usadas no cotidiano que uma turma de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Gomes Carneiro, localizada em Xaxim, desenvolveu o projeto Turn Off (desconecte-se), que tem como objetivo alertar sobre o consumo tecnológico imprudente, visando a saúde e o futuro dos jovens.

A iniciativa surgiu a partir da Trilha de Aprofundamento do Novo Ensino Médio, denominada “Corpos que expressam suas vozes”. A partir da análise da ementa da disciplina disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e mediante observações feitas pelas professoras no primeiro mês de aula, os estudantes começaram a refletir sobre os malefícios que podem ser causados pelo abuso de aparelhos eletrônicos. O projeto, que vem sendo desenvolvido há quatro meses, reúne as disciplinas de artes, linguagens, inglês e educação física.

Em abril deste ano, a proposta saiu das salas de aula e deu origem à Lei Municipal Nº 4.612, que cria o programa “Abril Roxo”, dedicado a conscientizar a comunidade sobre a utilização irresponsável da tecnologia por crianças e adolescentes. Por meio de mecanismos educativos e intervenções socioculturais, a norma visa promover maior conhecimento acerca de temas como saúde mental, física e emocional, bem como a ampliação de medidas direcionadas ao uso nocivo das tecnologias através de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.

De acordo com o diretor da EEB Gomes Carneiro, Moacir Nalin Gomes, a busca pelo uso equilibrado de tecnologias é fundamental para o bem-estar da sociedade:

“Como diretor, considero que este projeto evidencia o protagonismo juvenil de fato. Possibilita que eles (nos seus estudos) identifiquem e desenvolvam ações para melhorar o lugar onde vivem e buscar alternativas para um melhor convívio entre eles mesmos.”

Os idealizadores da iniciativa Turn Off darão continuidade ao programa a partir de debates sobre o papel dos aparelhos tecnológicos no cotidiano dos jovens, além de promover intervenções educativas para a comunidade através de palestras, passeatas, campanhas em redes sociais, entre outras ações.

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Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

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