Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudantes de SC são...

Estudantes de SC são premiados em Olimpíada Brasileira de Física

Dois estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Pelo segundo ano consecutivo, a escola EEB João XXIII, em Maravilha, está entre os vencedores. O estudante da 1ª série do Ensino Médio, Rafael Cerbaro, garantiu o ouro. Ele conta que sempre teve interesse nas áreas exatas e para participar na olimpíada se aprofundou nos conteúdos. “Eu fiquei muito lisonjeado em ganhar medalha de ouro, é algo que eu me esforcei para conseguir, se eu não tivesse me preparado de forma adequada para a segunda fase acredito que nem teria conseguido premiação alguma”, destacou o estudante Rafael.

Foram mais de trezentos mil estudantes inscritos em 2022 para concorrer na premiação realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).  Julia Goulart, estudante do nono ano da escola EEB Prof. Daniela Pereira de Navegantes, foi medalhista de prata na olimpíada. “Foi uma prova difícil, achei que não iria conseguir ganhar medalha, mas o mais importante de tudo, é a experiência e o conhecimento adquirido”, acrescentou Julia Goulart.

Professor reconhecido

Sandro Rogério Bagnara, professor de Física e Matemática na EEB João XXIII, em Maravilha, foi reconhecido pela segunda vez por conta da participação na OBFEP. Ele tem como prática incentivar a participação dos alunos, para que eles tenham o contato com a dinâmica dos processos seletivos característicos de concursos como ENEM e vestibulares. “Nossos queridos alunos merecem receber esse destaque, são joias preciosas. É uma prática antiga de nossa escola e em especial minha de incentivar os alunos”, ressaltou Sandro Rogério. O professor também desenvolve atividades de estudo preparatórias para alunos participarem das olimpíadas por meio de oficinas pedagógicas extraclasse.

Sobre a competição

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular. Podem participar da OBFEP estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support