Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Estudantes de escola estadual...

Estudantes de escola estadual de Joinville lançam livro

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, 240 estudantes de 1º a 5º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Professor Gustavo Augusto Gonzaga, no bairro Saguaçu, realizam o lançamento do livro Como Cabe História nesta Sacola! A obra reúne produções de todas as crianças. Esta é a última etapa de um projeto realizado em 2018, quando os alunos trabalharam os livros do escritor joinvilense Jura Arruda.

As atividades iniciaram no fim do primeiro semestre, quando o autor foi convidado pela assistente técnica pedagógica Deisi Alberton Feler para ir à instituição de ensino conversar com estudantes sobre literatura. Foram trabalhados cinco dos sete livros infantis lançados por Jura Arruda: Fritz, um Sapo nas Terras do Príncipe; sua continuação, Fritz, Olha o Trem!O Vento que me VoaUma Árvore que dá o que Falar; e o mais recente, Dona Zica Roda Mundo, lançado em 2018.

“Eu estou há um ano na escola, mas investiguei o que era feito antes e havia o projeto da Sacola Literária, no qual a criança leva os livros em uma sacola para casa, lê com a família e faz o registro. Eram sempre livros de autores como Ziraldo, Maurício de Souza, pessoas que é praticamente impossível trazer para falar com os alunos. Então, eu sugeri que trabalhássemos com um escritor da cidade”, conta Deisi. 

Ter um ex-aluno escritor foi um dos propulsores para o projeto acontecer. Dez professoras se dedicaram a criar atividades para despertar a imaginação e a reflexão das crianças de seis a 11 anos para, além do aprendizado da língua portuguesa, também desenvolverem o pensamento crítico e a criatividade.  As famílias se envolveram, em atividades e na execução do livro. Os pais dos alunos em fase de alfabetização participaram com os filhos lendo O Vento que me Voa e ajudando os pequenos a formularem e escreverem suas impressões sobre a história. 

Depois se reuniram com a direção da escola para definir como publicar a antologia. A escola arcou com as despesas e a edição e revisão da obra foram realizadas pelo escritor Jura Arruda. Em maio de 1984, quando mudou de São Paulo para Joinville aos 13 anos de idade, a sexta série do colégio estadual foi sua primeira referência da cultura joinvilense, o local onde estudou. “Voltar à escola 30 anos depois e ver o campinho onde eu jogava bola, a quadra onde eu ganhei medalha de prata no vôlei, foi uma volta ao passado mesmo”, recorda Arruda.

Em Como Cabe História nesta Sacola!, além dos textos produzidos pelos alunos, apresenta depoimentos e experiências das professoras. Os livros estão sendo comercializados na diretoria da escola a R$ 22. O lançamento será nesta quarta-feira, 12, às 19h30, no auditório da Faculdade Censupeg, no Centro, em Joinville. Haverá sessões de autógrafos com os novos escritores.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support