Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudantes da Serra Catarinense...

Estudantes da Serra Catarinense aprenderão a desenvolver softwares

Um projeto desenvolvido nos Estados Unidos para estimular a criatividade das crianças por meio da linguagem de programação virtual chegará às escolas públicas da Serra Catarinense nas próximas semanas. O nome – Programando o Futuro – sugere o principal objetivo de seus idealizadores: mostrar as vantagens que o setor de Tecnologia da Informação (TI) oferece.

O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira, 28, na Uniplac, com a presença de autoridades envolvidas no processo, gestores e monitores que coordenarão o projeto nas escolas.

O governo do Estado já liberou R$ 141 mil para a execução do projeto, intermediado pela Uniplac. Os recursos são oriundos da Fundação Catarinense de Amparo a Pesquisa (Fapesc), e foram repassados pela SDR Lages. “Trata-se do mercado que mais cresce no mundo, e a procura por profissionais capacitados só aumenta. Nossa meta é fazer com que as crianças vejam o mundo virtual como uma possibilidade para o futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.

No ano passado, o projeto piloto foi aplicado na escola Vidal Ramos Júnior. Agora, será implantado em todas as escolas estaduais instaladas nos municípios vinculados a SDR Lages que oferecem o Ensino Fundamental. Aproximadamente três mil estudantes que têm entre oito e doze anos serão beneficiados. O curso terá dois meses de duração. “A geração atual praticamente domina a informática, e nossa proposta é que os estudantes dediquem o tempo que passam na frente do computador ao aprendizado de softwares”, diz o coordenador geral do programa, professor Marcos Molineri.

A secretária-adjunta da Educação, Elza Moretto, ressaltou a importância de projetos inovadores nas instituições de ensino. “As escolas são o berço do desenvolvimento, afinal, elas transformam as pessoas, que, por sua vez, transformam a sociedade. Por isso, é tão importante investir-se na qualificação dos nossos estudantes, com propostas que agregam valor”, disse ela.

{article Fabio Ramos – SDR Lages}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support