Estudantes catarinenses vencem concurso de redação da Defensoria da União
Estudantes da rede estadual catarinense foram premiados na 7ª edição do concurso de redação da Defensoria da União (DPU). Realizado anualmente pela DPU, o concurso proporciona discussões de temas relevantes e presentes na realidade social brasileira e no mundo. Em 2022, o tema da reação foi “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade”.
O concurso é destinado aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e aos adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico do país, bem como a todos os internos das penitenciárias federais.
A estudante do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Criciúma, Renata Ranzan Ramos Antqueviezc, de 41 anos, ficou em primeiro lugar no Estado na categoria I do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Jovens e Adultos/as – EJA. Para ela, receber uma premiação após voltar a estudar é motivo de orgulho para a família toda. “Foi uma surpresa muito grande, tanto para mim quanto para a minha família. Fiz a redação com toda dedicação, não esperava que ela fosse escolhida, ainda mais depois de tantos anos que voltei a estudar.”
A professora de língua inglesa e orientadora da aluna contou que o trabalho foi feito em conjunto com os estudantes que se inscreveram no concurso. “Lemos os editais juntos, criamos grupos de estudos, fizemos apresentações e discutimos sobre os materiais. O resultado da Renata trouxe para o CEJA essa premiação, que nos deixa cheios de orgulho.
Destaques catarinenses
Ao todo cinco estudantes da rede estadual conquistaram um prêmio. A estudante da EEB Madre Terezinha Leoni, Patrícia Gaio, em Criciúma, ficou em segundo lugar no Estado, na categoria II do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, entre ensino regular, técnico e EJA. Para ela, participar de um concurso da DPU e sair vitoriosa ao nível estadual foi uma conquista inimaginável. “Para mim foi um desafio novo participar do concurso e quando recebi a notícia do resultado foi uma surpresa enorme, não esperava, fiquei muito orgulhosa de mim mesma”.
Para a gestora da escola, Marcia Fátima Ribeiro, a conquista da estudante é um orgulho para a rede estadual, já que o prêmio motiva outros estudantes. “Patricia Gaio, recebeu o prêmio escrevendo sobre a urgência da erradicação da fome no Brasil. Estamos orgulhosos e esse prêmio traz motivação para continuarmos buscando ainda mais qualidade da educação em nossa escola.”
Categoria I:
1º Renata Ranzan Ramos – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Criciúma
3º Bianca Zanetta Padilha – EEB Professora Maria da Glória Silva
Categoria II:
1º Daniela Correa da Silveira – EEB Galeazzo Paganelli
2º Patrícia Vitória Gaio – EEB Madre Terezinha Leoni
3º Eloise Antunes de Lima – EEB Ruth Lebarbechon
Informações para a imprensa
Fernanda Kleinebing
(49) 99948-9279
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação