Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudantes apresentam 100 anos...

Estudantes apresentam 100 anos de histórias por meio da dança, música e teatro

Com o objetivo de respeitar e valorizar a cultura de 100 anos de histórias do mundo todo, estudantes e professores do Ensino Médio Inovador (EMI), da Grande Florianópolis, realizaram o 6º Festival de Talentos. Movimentos culturais, clássicos da música pop e rock fizeram parte das diferentes temáticas do evento realizado na EEB Prof Anibal Nunes Pires, em Florianópolis.

As apresentações envolveram cerca de 300 alunos, professores, gestores e técnicos das escolas e da Coordenadoria da Grande Florianópolis. Para distribuir as décadas entre 1910 e 2010, foi realizado sorteio por escola para cada uma representar uma época. O conteúdo e os ensaios foram trabalhados ao longo dos últimos meses no contraturno escolar, como atividades extracurriculares do EMI.

Manuela Schmitz e Lara Beatriz Boch do 2º ano do ensino médio, do Instituto Estadual de Educação, apresentaram a década de 1980 com a música do Michael Jackson. A dupla entrou no EMI pela proposta diferente, de sair do modelo tradicional de aulas, na busca de experiências diferentes. “Nós buscamos algo inovador, pois acho que quando saímos para participar de eventos como esse, por exemplo, levamos muito mais para a vida, nos agrega mais valores e conhecimento”, conta Manuela.

A professora de dança e música da EEB Maria da Gloria Veríssimo Clarice Corrêa, ensaiou com os alunos hits de 1950 e acredita que  a dança auxilia diretamente na inteligência emocional. “Eu acredito que a dança pode ser transformadora, ela muda comportamentos, une os jovens, fomenta a criatividade e trabalha a expressão corporal de cada um. Exatamente o que procuro trabalhar com eles nessa fase importante de desenvolvimento humano”, diz.

Mais sobre o EMI

O Ensino Médio Inovador, ofertado desde 2006, é um programa com jornada ampliada que fomenta a formação integral, com o objetivo de oferecer um currículo mais integrado, dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente entre técnicos e professores. Em Santa Catarina, o EMI atende cerca de 13 mil estudantes em 144 escolas da rede estadual. 

Escolas da Grande Florianópolis com EMI 

EEB Cecília Rosa Lopes, em São José 

EEB Getúlio Vargas, em Florianópolis

EEF Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis

EEB Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz

EEM Profª Maria da Glória V. Faria, em Biguaçu

EEB Prof Laércio Caldeira de Andrada, em São José

EEB Bela Vista, em São José

Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis

EEB José Maria Cardoso da Veiga, em Palhoça

EEB Wanderley Jr., em Florianópolis

Informações à imprensa
Gisele Kakuta – (48) 3664-0353 / 98403-0629
Dafnée Canello – (48) 3664-0347 / 996826562
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Site: www.sed.sc.gov.br
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support