Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Nova plataforma online da...

Nova plataforma online da Secretaria da Educação é pauta de capacitação para alunos de Videira

estudante on-line 20150218 1948571114

Para integrar professores, alunos e pais de uma forma dinâmica e prática para acesso de informações, a Secretaria do Estado da Educação disponibilizou um novo sistema criado para as escolas públicas estaduais: as plataformas virtuais “Professor On-line” e “Estudante On-line”.

Pensando nisso, a EEB Pe Bruno Pokolm realizou nos dias 10 e 11 de fevereiro uma capacitação aos alunos sobre o “Estudante On-line”, no qual os estudantes poderão ter acesso a suas notas, seus documentos escolares, a disciplinas de grade curricular, notícias diversas e até mesmo bibliotecas pedagógicas, jogos educativos e cursos online.

Para o secretário regional Dorival Borga, a ferramenta contribui também para aproximar os pais/responsáveis do universo da escola, já que poderão ter acesso e exercer uma forma de acompanhamento da educação escolar de seus filhos. “Queremos que os pais estejam cada vez mais presentes na educação. Essa ferramenta contribui muito para essa atividade, facilitando acesso a informações importantes, bem como a diversos conhecimentos dirigidos, com links de bibliotecas, dicionários, atas e muito mais. Para os pais que não tiverem acesso a internet, as escolas disponibilizam a estrutura para que esses pais também possam utilizar essa ferramenta” destacou.

estudante on-line 20150218 1557241641A capacitação dirigida aos estudantes teve início com a apresentação da ferramenta e suas possibilidades. Na sequência foram explicados e repassados os dados necessários para o login no sistema, composto pelo número da matrícula e data de nascimento. Todos os alunos receberam as informações em um papel e fixaram no caderno diário. Por fim os alunos puderam utilizar a ferramenta na Sala de Tecnologias Educacionais.

Na plataforma “Estudante on-line” os alunos puderam verificar informações sobre os dados da escola, localização, calendário escolar, dados da turma em que o estudante está inserido e quem são seus professores. As atividades como trabalhos e provas também podem ser disponibilizados no sistema por meio do espaço “Atividades”. A ferramenta ainda conta com notas e boletins, documentos como declaração de matrícula, atestado de freqüência e histórico escolar.
Um espaço virtual que impressionou os estudantes concentra-se na área de “Educação On-line” onde estão disponíveis dicionários, biblioteca, museus e galerias, atas e enciclopédias, jogos e desafios, além de cursos e oficinas.

Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, estas plataformas são alimentadas por dados do Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc). “É um sistema integrado que visa tornar mais dinâmico e prático o acesso a informações das escolas. A plataforma Professor On-line funcionará como um Diário de Classe virtual, onde o professor registrará a frequência dos estudantes, conteúdos trabalhados, agenda, avaliações e também poderá ver o desempenho dos seus alunos em outros componentes curriculares. Uma equipe da GERED está visitando todas as escolas para auxiliar os professores na familiarização com o novo sistema”, finaliza.