Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudante de Concórdia ganha...

Estudante de Concórdia ganha concurso “Jovem Senador” e vai a Brasília para programação especial

A estudante Emilie Caroline de Rossi, da escola EEB Vidal Ramos Júnior, de Concórdia no Oeste de Santa Catarina, foi uma das ganhadoras do concurso “Jovem Senador 2023” e foi convidada para ir até Brasília, junto com o professor de filosofia Ivanir Bertan para participar da Semana de Vivência Legislativa que aconteceu no Palácio do Congresso Nacional, durante os dias de 21 a 25 de agosto.

O evento contou com programações voltadas para integrar os jovens no cotidiano dos senadores, e também na criação de projetos de lei para um país melhor. A estudante fala sobre a experiência e a lei criada pelo seu grupo: “Todos os jovens foram divididos em três comissões temáticas: Nísia Floresta, do meio ambiente e saúde; Cecília Meireles, da educação; e Sobral Pinto, da cidadania e cultura. Eu fui escolhida na comissão Nísia Floresta, onde desenvolvemos um Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade de que todos os estudantes façam os exames auditivos e oftalmológicos ao realizarem a matrícula no ensino fundamental“.

Na programação, diversas atividades voltadas ao dia a dia do Senado. Houve uma cerimônia de apresentação de todos os 27 alunos selecionados, em que cada um contou um pouco sobre o seu município e a escola onde estudam.

A abertura da semana ocorreu junto com a comemoração de 10 anos da execução do projeto, com a participação dos jovens senadores de edições passadas, que relataram um pouco de suas experiências.
Durante o evento os alunos tiveram que criar e debater três projetos de lei para serem desenvolvidos nas escolas do Brasil, enquanto os professores participavam de palestras de cunho socioeducativas.

No último dia, os alunos apresentaram suas propostas e participaram de debates em torno das pautas trazidas. No final, tiveram seus projetos aprovados e serão analisados pelos senadores oficiais do país.
O professor Ivan termina elogiando a jovem: “Emilie sempre foi uma aluna muito dedicada e focada nos estudos e naquilo que quer para o futuro.” E assegura que a escola EEB Vidal Ramos Júnior estará concorrendo nos próximos anos neste projeto para poder dar essa oportunidade para outros alunos.

Mais informações
Luiza Soeiro
(48) 3664-0354
ASCOM/SED

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support