Estudante da Udesc Lages receberá duplo diploma de doutorado concedido por universidades diferentes
A doutoranda Gessiane Ceola, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, receberá duplo diploma de doutorado. A titulação será emitida pela Udesc e pela Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.
A estudante defendeu a tese nesta sexta-feira, 31, com o tema “Diversidade de fungos micorrízicos arbusculares e aspectos funcionais em cenários contrastantes de uso do solo e de clima”. Na banca avaliadora, estavam professores da Udesc, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e da Universidade de Coimbra. Gessiane é a primeira estudante do programa a obter a titulação por cotutela.
A cotutela é uma modalidade que permite ao estudante de doutorado realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores: um no Brasil e outro em um país estrangeiro. “Esta primeira defesa é um estímulo para os acadêmicos e para os cursos de pós-graduação. Abre caminhos para outras pesquisas”, diz o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Adelar Mantovani.
Na Udesc Lages, a pesquisa foi orientada pelo professor Osmar Klauberg e, em Portugal, pelo professor José Paulo de Sousa. “O tema da tese é uma novidade. E realizar pesquisas de biodiversidade em Santa Catarina e em Portugal agrega valores importantíssimos ao conhecimento nesta área”, afirma Klauberg, que é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Solo da Udesc Lages.
O estudo inédito de Gessiane envolve ecossistemas, sistemas de pastagem e integração lavoura-pecuária, considerando as diferenças biogeográficas e a intensidade de uso do solo. “É um estudo inovador e de extrema importância para a ecologia dos organismos e da agricultura em Santa Catarina”, afirma ela.
O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota), em 2010, e obteve recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Um dos objetivos era realizar levantamento sobre a presença de organismos nos agrossistemas do solo das regiões Sul, Planalto, Leste e Oeste de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130