Estudante da EEB Professora Luiza Santin de Chapecó é selecionado pelo Programa Jovens Embaixadores 2019
O aluno Bruno Gabriel Alves dos Santos, 17 anos, da EEB Professora Luiza Santin, de Chapecó, recebeu nesta semana uma notícia muito esperada. Ele é um dos 50 alunos brasileiros selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, por meio do Programa Jovens Embaixadores 2019. O grande critério desta seleção é o envolvimento do estudante com trabalho voluntário.
O estudante foi selecionado no programa pelo envolvimento voluntário na reestruturação da sala de informática da EEB Professora Luiza Santin. Durante seis meses realizou o conserto de computadores, notebooks, gerenciamento de redes, configuração de software, para torná-los disponíveis para o uso dos professores e alunos. O trabalho voluntário o levou a superar todas as etapas de seleção do programa, que também avalia os conhecimentos dos alunos na Língua Inglesa, já que é preciso domínio deste idioma. “É uma oportunidade sem tamanho. Com meu esforço e ajuda das pessoas, consegui chegar aqui”, afirma o estudante Bruno.
No Brasil 17 mil estudantes se inscreveram, em Santa Catarina apenas dois alunos foram selecionados para o intercâmbio. Além de Bruno, a estudante Camila Ceruti dos Santos, de Blumenau, também fará o intercâmbio. O grupo embarca para os EUA em 11 de janeiro de 2019, o retorno será em 2 de fevereiro. Durante estas três semanas, haverá excursões interculturais, os alunos ficarão hospedados em casa de americanos e irão frequentar escola pública. Também terão a oportunidade de falar sobre a cultura brasileira.
Dedicação
O estudante Bruno dos Santos foi alfabetizado na EEB Luiza Santin, sempre frequentou a mesma escola e é reconhecido pela dedicação nos estudos. A docente de Inglês e Português, Helizabete Schwndler, foi professora de Bruno no ensino fundamental e o acompanhou na seleção. “O Bruno sempre foi muito dedicado e interessado nas aulas de inglês e nas outras disciplinas. Ele busca o conhecimento, isso faz a diferença”, afirma.
Bruno quer trabalhar na área de Tecnologia da Informação (TI), sempre teve como meta viajar e conhecer outras culturas, por isso se dedicou a aprender a língua inglesa, sem frequentar cursinhos. “É só a pessoa se esforçar, que sempre chega aonde quiser”, afirma.
O diretor da EEB Luiza Santin, Ivanor José de Andrade comemora o resultado com o aluno. “Nosso objetivo é sempre buscar desenvolver estas competências e habilidades nos estudantes. Quando o aluno tem vontade, empenho e dedicação é possível ter ótimos resultados”, afirma.