Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Estruturação dos Núcleos de...

Estruturação dos Núcleos de Gestão de Projetos nos órgãos e entidades estaduais completa três anos

Em julho são comemorados três anos de implantação dos primeiros Núcleos de Gestão de Projetos (Nuprojs), nos órgãos e entidades estaduais. Atualmente, 32 órgãos estaduais possuem esta estrutura, voltada para o apoio na gestão de projetos do Executivo catarinense.

Os Nuprojs são equipes formadas por servidores e profissionais especializados que atuam no planejamento e na execução de projetos e programas do governo estadual, seguindo o direcionamento da Secretaria do Planejamento (Seplan), com a coordenação do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj).

“Os Nuprojs são instâncias fundamentais para promover o alinhamento entre diretrizes e métodos do Planejamento Estratégico do Estado e do Plano de Governo, conduzido pela Seplan, e a ação de cada órgão na ponta, quando organiza seus projetos com a coordenação do EPROJ e atende ao cidadão”, destacou o secretário da Seplan, Edgard Usuy

Esta iniciativa faz parte das atribuições do Eproj que, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), proporcionou a contratação de profissionais especializados para atuarem exclusivamente com a gestão de projetos.

O coordenador do Eproj, Vitor Correa, explica que os bolsistas recrutados pelos editais de Chamada Pública atuam nos órgãos apoiando planejamento, execução, monitoramento e controle dos Portfólios, Programas e Projetos Setoriais, além de difundirem a cultura de gestão de projetos no estado, desenvolvendo iniciativas inovadoras, além de capacitações, benchmarking e reuniões de monitoramento.

O trabalho desempenhado pelas equipes dos Núcleos de Projetos proporciona melhor acompanhamento dos projetos e ações dos órgãos, consequentemente proporcionando também o maior controle dos prazos e custos. Nestes três anos da estruturação dos Núcleos é possível verificar um avanço no gerenciamento e na maturidade dos projetos estaduais.

A especialista Michelle Monteiro Alves Roldan atua do Nuproj da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “É muito gratificante atuar como especialista porque através das melhores práticas e metodologia de gestão de projetos aplicadas, com o apoio e coordenação do EPROJ, é possível transformar as ideias em realidade. Saber que através de projetos podemos contribuir para a melhoria dos serviços da população catarinense é um grande privilégio”, explicou.

A gestão e qualificação dos projetos otimiza a aplicação dos recursos disponíveis e sua alocação, com o objetivo de assegurar a prestação do serviço público com qualidade à sociedade.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO ESTADO:

Junho / 2020 – 486 projetos monitorados;

Julho / 2020 – 1ª Fase da estruturação dos NUPROJs;

Junho / 2021 – lançamento do Projeta SC, plataforma oficial de gestão e monitoramento dos projetos e ações estaduais;

Junho / 2021 – 2ª Fase da estruturação dos NUPROJs;

Janeiro / 2022 – 2.611 projetos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC;

Fevereiro / 2022 – 3ª Fase da estruturação dos NUPROJs;

Junho / 2022 – 3.732 projetos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC;

Julho / 2023 – 5.142 projetos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC;

Avatar
Escrito por:

ASCOM | EPROJ

Assessoria de comunicação do Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support