Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estrutura do primeiro prédio...

Estrutura do primeiro prédio próprio da Udesc Balneário Camboriú começa a ganhar forma

 

O primeiro prédio próprio do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, já tem uma das lajes pronta.

O edifício começou a ser construído em abril do ano passado e contará com dois pavimentos, com área total de 2,4 mil metros quadrados, no Bairro Nova Esperança. No local, a universidade possui terrenos que foram adquiridos com recursos próprios e doados pela Prefeitura de Balneário Camboriú. 

A Udesc investirá R$ 4.085.332,09 no novo prédio, que terá nove laboratórios e salas de aulas, apoio e professores e abrigará principalmente a estrutura do curso de Engenharia de Petróleo. A universidade oferece hoje esse curso e o de Administração Pública em dois edifícios alugados no Centro do município.

Segundo a diretora-geral da Udesc Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, o período de mais de 60 dias de chuvas que ocorreu no segundo semestre de 2015 não atrasará o cronograma da obra.

“Mesmo com as adversidades climáticas que nos afetaram, creio que tudo ande normalmente, com o prazo de 18 meses para conclusão. Esperamos que nossos alunos já estejam frequentando o novo ambiente no primeiro semestre de 2017”, projeta.

Para o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, o novo espaço qualificará ainda mais a educação no município. “É muito importante para uma cidade ter uma faculdade pública. Por isso, resolvemos realizar a doação de tamanha, significativa e valorosa área para a instalação da Udesc.”

Conceitos de sustentabilidade

O prédio seguirá o modelo do edifício do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, que foi inaugurado em 2014 e obedece aos conceitos do green building (edifício verde), com iluminação e aquecimento de água por energia solar e com captação e reutilização de água da chuva.

Esse modelo, que também será replicado nos novos prédios de Pinhalzinho e São Bento do Sul, traz economia de recursos e agilidade para as construções, pois dispensou a necessidade de se fazer licitações para projetos e antecipou a realização de pregões para execuções de obras.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Balneário Camboriú