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Estrutura de sustentação da Ponte Hercílio Luz recebe penúltima treliça

Está avançando para a reta final o trabalho de construção da estrutura necessária para a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Começou a ser erguida nesta terça-feira, 23, a quarta das cinco treliças que ligarão as quatro torres já construídas, formando a chamada “ponte segura”, estrutura que sustentará a Hercílio Luz para que peças sejam trocadas e o trabalho de restauro seja realizado com segurança. A construção da ponte segura está sendo realizada pela empresa Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte.


Fotos: James Tavares / Secom

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O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, destaca o bom andamento da obra e explica que o cronograma do trabalho está, inclusive, adiantado. A primeira treliça foi erguida em dezembro de 2015, a segunda em janeiro deste ano, a terceira no início de fevereiro e agora está sendo erguida a quarta. A quinta e última treliça deve ser erguida na primeira quinzena de março, mesmo com o prazo do contrato se estendendo até abril.

A obra

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa da ponte segura, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.

No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que farão a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, etapa que está sendo executada atualmente. O investimento é de R$ 11,4 milhões, e o prazo previsto também é de 180 dias (até abril deste ano).

Já se preparando para a próxima etapa das obras, em dezembro de 2015, o Governo do Estado apresentou a proposta de contratação direta do Grupo Teixeira Duarte para executar também a última fase dos trabalhos, sem necessidade de licitação diante da natureza singular do serviço e da especialização da empresa. Para garantir transparência e promover um debate sobre o tema, foram encaminhadas cópias da proposta com toda a fundamentação jurídica e informações sobre o orçamento para o Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa (Alesc).

Histórico

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Quando concluída, a ponte será reincorporada ao sistema viário de Florianópolis, melhorando a mobilidade urbana.

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