Estrutura da EEB Neusa Lemos Marques começa a ser demolida
Iniciou na tarde desta quinta-feira, 26, a demolição da estrutura da Escola de Educação Básica Neusa Lemos Marques de Xanxerê. Localizada no Bairro dos Esportes, a Escola que atendia cerca de 180 alunos foi atingida pela passagem de um tornado no mês de abril e teve sua estrutura comprometida.
O Secretário de Desenvolvimento Regional, Ivan Marques, disse que a demolição é o primeiro passo para que uma nova estrutura seja construída no local. Após o término da demolição, que deve acontecer nos próximos dias, será feita a limpeza do terreno.
“A estrutura ficou muito comprometida, não foi possível realizar apenas uma reforma. O governador está preocupado na qualidade do atendimento aos nossos alunos e proporcionar um espaço adequado e seguro é o nosso objetivo”, enfatiza.
Conforme Marques, o próximo passo é o de discutir com a comunidade o projeto que irá se enquadrar e atender os anseios de alunos e professores. “O terreno tem certos desníveis que dificulta a implantação de um projeto padrão. É por isso que precisamos adequar e vamos manter este diálogo com a comunidade escolar”, enfatiza.
O gerente de Educação, Davi Vartha, explicou que a intenção é de implantar um projeto com detalhes peculiares de segurança no que diz respeito a questões climáticas. “A Gerência de Educação e de Infraestrutura irá estudar a melhor forma de adequar o projeto levando em consideração o terreno e outras particularidades da escola”, explica.
Atualmente os alunos, professores e servidores da Escola Neusa Marques foram relocados para a Escola de Educação Básica Joaquim Nabuco.
“A cena da demolição é triste, pois muitas histórias foram escritas nesta Escola atingida pelo tornado. O que nos conforta é que uma nova estrutura será construída”, finaliza o secretário Ivan Marques.
A Escola
A Escola de Educação Básica Neusa Lemos Marques iniciou suas atividades em 1967 como uma extensão da Escola Joaquim Nabuco. Em agosto de 1969 passou a se chamar Escola Municipal Arduino Antoniolli. Em março de 1978 ingressou na Rede Estadual de Ensino como Escola Isolada Línia Magistralli. Somente em 1986 foi inaugurada como Escola Básica Neusa Lemos Marques.
{article Janaína Mônica Mônego – SDR Xanxerê}{text}{/article}