Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Estratégias de desenvolvimento da...

Estratégias de desenvolvimento da região voltam a ser discutidas pelo Núcleo Executivo Regional em Curitibanos

Já são 20 as propostas elaboradas que ajudarão a promover o desenvolvimento da região de Curitibanos e buscar diminuir as desigualdades e equilibrar os potenciais socioeconômicos em relação a outras regionais do estado. É o seguimento da implantação do Programa Crescendo Juntos, do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG).

Entidades da sociedade civil organizada como associações, universidades e órgãos públicos  se juntam ao Núcleo Executivo Regional (NER) de Curitibanos em reunião que acontecerá no próximo dia 18 de outubro no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos, das 8h30 às 12h.  

Os NERs são os responsáveis pela criação e acompanhamento das ações e projetos de interesse regional das 12 regiões menos desenvolvidas do Estado. Cada núcleo é composto por 12 entidades, sendo seis públicas e seis da sociedade civil organizada. “Vamos debater neste encontro com a sociedade regional as soluções dos projetos levantados”, explica Norton Boppre, diretor da SPG.

“O Governo de Santa Catarina está mobilizado e, nós da ADR de Curitibanos, junto à Secretaria de Planejamento (SPG) do Governo, buscamos com os órgãos públicos e entidades os caminhos que melhoram o desenvolvimento regional e as condições de vida da nossa gente”, explica o secretário executivo da Regional, Luiz César Abrahão.

“Até o seminário, as entidades podem apresentar projetos junto ao NER através do preenchimento de um formulário. No dia do evento, estas propostas serão discutidas até serem aprovadas”, orienta o gerente de Planejamento Regional da ADR de Curitibanos, Sidnei Rodrigues de Souza.

O formulário é disponibilizado pela SPG e deve ser preenchido com dados do projeto como objetivo, justificativa, tipo de ação, custos, prazos, fonte de recursos e envolvidos na ação. Para aprovação até o seminário, os projetos devem necessariamente passar pelo crivo do Núcleo Executivo Regional.

Três eixos estão sendo trabalhados pelo Crescendo Juntos através do NER. O primeiro eixo contempla o Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O segundo discute temas relacionados ao Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente. No terceiro, o foco é a Gestão Pública. Confira abaixo os temas discutidos na região de Curitibanos em cada eixo:

TEMAS DA REGIÃO DE CURITIBANOS

EIXO 1:  Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

1. A viabilização de créditos a juros mais baixos a pequenos e médios produtores;

2. Assegurar o Curso de Medicina através do empenho das entidades públicas e privadas da região, com acompanhamento político e técnico, visando melhoria das condições da saúde regional.  

3. Agregação de valor nas cadeias produtivas de pequenos e médios produtores visando organizá-los para obtenção de um melhor retorno econômico;

4. Educação Fiscal para melhorar a arrecadação e investimentos na região, evitando evasão de divisas e sonegação de tributos;

5. Educação Empreendedora para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio;

6. Criação de uma Incubadora para instalação de novas empresas e projetos com vistas para diversidade de produção, manter jovem na região e estimular o desenvolvimento tecnológico.

7. Construção de um Centro de Eventos para aproveitar a posição estratégica da região na realização de conferências, estimulando ações voltadas para o turismo como shows, arte, música, teatro, gastronomia, cultura, etc.

EIXO 2 Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente

1. Construção de uma Policlínica Médica Pública de Especialidades  que visa otimizar atendimento evitando viagens de pacientes e diminuição de filas de espera;

2. Consciência Cidadã prevê o desenvolvimento de lideranças jovens, através de conscientização política e empreendedorismo social.  

3. Projeto vocacional de Bombeiro Regional que visa combater déficit de pessoas da região ingressando no CBMSC;

4. Modernização da coleta e reciclagem através do aterro sanitário para diminuição de custos do municípios e agilizar serviços;

5. Desenvolvimento Turístico da Região explorando questões históricas, culturais, gastronomia, belezas naturais, ciclismo, trilhas, etc.

EIXO 3 Gestão Pública

1. Criação de um programa de fomento que incentive o beneficiamento da matéria-prima, integrando gestão pública e classe produtora, agregando valor à produção regional.

2. Criação de um regime de tributação diferenciada com incentivo fiscal na área de abrangência do Programa Crescendo Juntos, incentivando produtividade e empregabilidade.

3. Fortalecimento do Cedup de Curitibanos, que oferecerá cursos profissionalizantes qualificando a mão de obra regional

4. TFD Compartilhado visa otimizar custos em saúde com o transporte compartilhado de pacientes da região entre os municípios.

5. Estruturação da Defesa Civil como ação preventiva de intempéries e resposta rápida a incidentes climáticos.

6. Planificação da Segurança Pública Regional considerando fatos recentes de desenvolvimento;

7. Projeto Rede Vizinhos fortalecimento de vínculos comunitários visando a segurança pública.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support