Estrada Boa: programa completa 18 meses com obras já inauguradas e outras 47 simultâneas nas regiões de SC

Trecho restaurado da SC-283, que liga Chapecó ao entroncamento com Arvoredo, no Oeste catarinense. Foto: Roberto Zacarias/SECOM GOVSC
O Programa Estrada Boa chegou aos 18 meses cheio de motivos para comemorar. Idealizado e lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto de 2023, o maior projeto rodoviário da história de Santa Catarina começou após efetivo levantamento dos mais de 6.000 km de rodovias estaduais em todas as regiões do estado. Destes, 5.158,60 km são de estradas já pavimentadas, que à época dos estudos e análises, constatou-se estarem 73% em estado ruim/péssimo. Uma das metas do programa era reverter até junho de 2025 esta situação das estradas estaduais pavimentadas, obtendo 73% de boas e ótimas (na época, esse índice era de apenas 27%). No entanto, o ritmo constante e acelerado de trabalho já possibilita projetar que o número deve ser ultrapassado, chegando a 80% no próximo levantamento, entre abril e maio.
“Quando completamos um ano do Estrada Boa, tínhamos 50% das estradas entre boas e ótimas. Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para mudarmos o patamar das rodovias catarinenses. E a nossa expectativa é que no próximo levantamento a gente já tenha ultrapassado a meta estabelecida. É compromisso do meu governo cuidar da infraestrutura e logística. Estrada em condições é mais segurança para quem trafega, é mais agilidade e menos custos para quem produz no nosso estado. Por isso vamos buscar sempre investir o que pudermos para melhorar nossas estradas”, declarou o governador Jorginho Mello, lembrando que o orçamento inicial do programa era de R$ 2,165 bilhões, mas já está com mais de R$ 3,5 bilhões – considerados os dados de manutenção e conserva – projetados para as obras em andamento.

Outra meta do programa Estrada Boa era revitalizar mais de 1.000 km de estradas estaduais. Atualmente já foram entregues 400 km de rodovias revitalizadas e mais 1.400 km estão em andamento e devem ficar prontos entra abril e maio. Da mesma maneira, dos mil quilômetros de rodovias em estrada de chão/terra/leito natural, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade deve entregar até 2026 aproximadamente 360 km de novas estradas pavimentadas. Estes projetos de pavimentação estão distribuídos entre 23 contratos de obras, das quais algumas até já foram finalizadas, a exemplo da SC-443 em Nova Veneza, inaugurada em dezembro de 2024 e a SC-484 entre Guatambu e Caxambu inaugurada ao final de 2023.
Com característica similar às pavimentações, há os contratos de restauração de rodovias, que conferem reconstruções de pavimentos asfálticos já não mais possíveis de recuperar com revitalizações, mas apenas com novas estruturas e capacidade muito maiores de suporte de cargas, a exemplo da rodovia SC-477 entre Papanduva, Major Vieira e Canoinhas que está recebendo em seus 35 km um pavimento em concreto de 21 cm aumentando sua durabilidade em 5 vezes se comparado a um pavimento convencional de asfalto, além de receber ampliação de pistas e melhorias diversas. Com esse mesmo material também estão sendo feitas as rodovias SC-160 entre Pinhalzinho e Bom Jesus do Oeste e a SC-305 entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê.

Estrada nova traz segurança a moradores da Grande Florianópolis
A população de São Pedro de Alcântara, por exemplo, em breve vai ter uma estrada nova. A SC-281, que liga o município até Angelina está em obras que vão melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores.
“Há mais de 20 anos é prometida essa obra. Passa governo e vai prometendo asfalto e que vai melhorar e nunca veio. Agora o negócio tá indo, tá funcionando. É uma obra muito importante pra nós, porque se você come alface, tempero verde, morango, ovos, leite, se produz aqui ou passa por aqui”, explica o morador do bairro Santa Filomena, Isonir Clovis Westphal Filho.
A posição é corroborada por outro morador do local. Celso Garcia Torre afirma que o atual governo foi quem passou a olhar com mais atenção para a estrada. “Essa obra está sendo esperada há muito tempo. Por aqui escoa alimentos dos agricultores que tem aqui e eles precisam de uma estrada boa. Nenhum carro aguenta passar nessa estrada, quebra todo dia. A gente tem gastado muito dinheiro por causa dessa estrada. Todo mundo que passa aqui reclama. Quando é chuva, é um lamaçal, buraco, cheio de buraco, quebra amortecedor de carro. Esses dias mesmo estava um ônibus escolar enguiçado, as crianças se atrasaram para a escola”, conta.
O programa Estrada Boa tem além das obras estruturantes (restauração em concreto, restauração em asfalto, duplicação, pavimentação e implantação) 47 obras em simultâneo, com calendário de finalização previsto para 2025 e 2026. Tudo isso fruto dos investimentos consistentes e recordes do maior programa da história rodoviária de Santa Catarina. Muitas dessas vias estavam há 30 anos sem receber qualquer atenção por parte do poder público.