Estrada Boa: depois de 30 anos, começa a revitalização da SC-486 entre Brusque e Botuverá

Foto: Divulgação / SIE
Já começa a ganhar corpo a revitalização da SC-486, entre os municípios de Brusque (na região da Uniasselvi) até Botuverá. O trecho é de 15 quilômetros. As obras começaram na segunda-feira, 21. O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, acompanhado do coordenador regional da SIE, Marcionei Hillesheim, e autoridades locais, vistoriou os trabalhos nesta sexta-feira, 25.
Está sendo executado todo o trabalho de fresagem e recapeamento da pista; e também de remendo profundo ao longo do trecho, que passou mais de três décadas sem receber sequer manutenção.
“Estamos tirando todo o asfalto ruim e colocando novo. Também será feito muro de contenção para evitar deslizamentos e a pista vai se elevada em 25 centímetros nas proximidades de uma empresa de baterias.
“É um local que alaga com muita facilidade. Esse problema também será resolvido,” explica Comper.
As equipes, acrescenta o coordenador regional, também estão fazendo a limpeza até o limite com a Antônio Heil.
“Faltam algumas lombadas no centro de Botuverá, o que devemos resolver em até 30 dias. E a pintura está prevista para começar na semana que vem”, detalha Marcionei.
Esta é mais uma das 64 obras elencadas no Programa Estrada Boa, sendo que mais de 40 estão em execução simultaneamente nas rodovias estaduais de Santa Catarina.
Estrada Boa
O Programa Estrada Boa tem além das obras estruturantes (restauração em concreto, restauração em asfalto, duplicação, pavimentação e implantação) 47 obras em simultâneo, com calendário de finalização previsto para 2025 e 2026. Tudo isso fruto dos investimentos consistentes e recordes do maior programa da história rodoviária de Santa Catarina. Muitas dessas vias estavam há 30 anos sem receber qualquer atenção por parte do poder público. No total, os investimentos já chegam R$ 3,5 bilhões.