Estiagem avança no oeste e centro de Santa Catarina, aponta Monitor de Secas
https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2022/10/20220121_bol_22.mp3
Descrição do áudio:
Santa Catarina registrou um aumento da área com seca extrema na região Oeste, um acréscimo da seca grave na área central e da seca fraca em parte do Leste durante dezembro, em comparação com o mês anterior. O registro é do mapa do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que no Estado é realizado pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente em parceria com a Epagri/Ciram.
O motivo foi a chuva abaixo do esperado em dezembro, especialmente no Oeste e Extremo Oeste. A metodologia usada pelo Monitor de Secas indica a seca relativa, ou seja, as categorias são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região, calculadas a partir de dados hidrometeorológicos associados a fatores como o desenvolvimento da vegetação e a disponibilidade de água nos rios, por exemplo.
A previsão é que pelo menos até o final do verão as chuvas permaneçam irregulares e abaixo da média histórica em boa parte do estado. O gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Santa Catarina, Vinícius Tavares Constante, ressalta as ações do governo estadual para amenizar os impactos da falta de chuva:
SONORA
Duração: 2 min e 10 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria Executiva de Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com