Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Assistência Social
  4. /
  5. Estatuto da Criança e...

Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de live da Assistência Social

Arte: Gabriela Nicolini/Ascom SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Gerência de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens, realiza nesta sexta-feira, 19, a partir das 10h, a segunda live sobre os 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O tema será Democracia e os Direitos das Crianças e Adolescentes – Avanços e Desafios. A transmissão será no canal do Youtube da SAS.

“A formação da cidadania de nossas crianças e adolescentes passa pela garantia de seus direitos, por isso é tão importante conhecer e debater o ECA”, explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Desta vez o palestrante é o advogado Carlos Nicodemos, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e que foi presidente do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Na ocasião, o especialista vai falar sobre os progressos alcançados desde a implementação do ECA, os desafios e as perspectivas para o futuro dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

A diretora de Direitos Humanos, Sabrina Mores, apresenta a live, que será coordenada pela gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens, Maria do Carmo de Oliveira.

Baseada no ECA, a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família desenvolve diversas ações para o fortalecimento das políticas públicas. A SAS participou, por exemplo, na semana passada, do Seminário de Avaliação e Revisão do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), etapa Santa Catarina, que foi realizado na Udesc.

O Estatuto é peça fundamental para garantir os direitos das crianças em relação à educação, à cultura, esporte, lazer e à proteção. “O ECA diz que é dever da família, da sociedade e do Estado proteger nossas crianças e adolescentes e trabalhamos para isso. Garantir que as crianças catarinenses tenham uma infância saudável e feliz, sem nenhuma violação”, lembra Maria Helena Zimmermann.

Saiba mais sobre o ECA

Com a Lei 8.069, de 1990, crianças e adolescentes passaram a ter direitos específicos para garantir sua proteção, o que também diminuiu o número de violações de direitos contra elas, apesar do tema ainda ser um desafio. O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente em diversos setores. Trata do direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, assim como do direito à guarda, à tutela e à adoção. Ele também estabelece que elas devem estar a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support