Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Estado quer aumentar investimentos...

Estado quer aumentar investimentos e ações para manter jovens no meio rural

O ano de 2015 trouxe muitas conquistas para o agronegócio catarinense, com destaque para a certificação internacional como zona livre de peste suína clássica. Santa Catarina foi destaque nacional e internacional pela excelência sanitária de seus rebanhos e pelo profissionalismo de seus agricultores. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca deu prioridade também às ações voltadas para incentivar os jovens a permanecerem na atividade agrícola, melhorando a infraestrutura no campo e capacitando os futuros empreendedores do meio rural.  A Secretaria da Agricultura atuou como parceira dos produtores rurais, promovendo ações e programas para desenvolver o setor.

 

Para continuar evoluindo, o Governo do Estado busca inspiração em experiências do México e do Canadá como foco no fortalecimento das agroindústrias familiares. Os dois países contam com centrais onde os empreendedores podem se estabelecer temporariamente para começar e consolidar suas agroindústrias. Uma missão catarinense visitou essas estruturas e estuda adaptá-las à realidade de Santa Catarina, provavelmente dentro do Programa SC Rural.              

De acordo com o gerente de agricultura da ADR Itapiranga, Zaclir Stolarski, com a finalidade de incentivar os jovens a permanecer no meio rural, a Secretaria da Agricultura investiu em melhorias da infraestrutura e da qualidade de vida no campo. Segundo ele, em agosto, mais de mil jovens, que passaram pelos cursos de formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pelo Programa SC Rural, participaram de um encontro em Lages onde puderam trocar experiências e conhecer as políticas publicas voltadas para o setor agropecuário. 

“O ano de 2015 foi um bom ano para a agricultura. Tivemos algumas dificuldades, mas também comemoramos grandes conquistas. Entramos em 2016 com esperanças de um ano ainda melhor para todos os agricultores catarinenses”, enfatiza o gerente de agricultura da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.

{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}