Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Estado promove seminário sobre...

Estado promove seminário sobre transparência pública e controle social

O governo do Estado promove na próxima sexta-feira, 11 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, o 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social. O evento é uma realização do Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda e tem o objetivo de debater as lacunas que ainda dificultam o acesso eficaz dos cidadãos às informações públicas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.educacaofiscal.com.br.

A abertura oficial do evento será às 9h. A primeira palestra será feita por uma das maiores referências no assunto, a presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Ângela Maria Soares Silvares. Ela vai traçar um panorama sobre “Transparência Pública e Cidadania”. Silvares, que também é secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, defende que uma sociedade bem informada passa a exercer maior controle sobre os governos e, consequentemente, a exigir serviços públicos mais eficientes.  

“A participação da sociedade ainda é incipiente. Estamos em processo de mudança de cultura para o exercício do controle social. Isso não ocorre da noite para o dia. Entretanto, no contexto atual, da interconectividade e utilização intensiva das redes sociais pelos brasileiros, já se observa uma mudança de comportamento em relação ao acesso às informações públicas. Tenho a convicção de que em pouco tempo estaremos utilizando os benefícios da transparência em sua plenitude”, afirma Silvares. 

Mídia e controle social – Ainda no período da manhã, às 10h30, o evento promove um painel sobre “O papel da mídia na formação da opinião-cidadã”. Mediado pelo Secretário de Estado da Comunicação de Santa Catarina, Nelson Santiago, o debate terá como painelistas o jornalista do Grupo RBS, Mário Motta, o conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Salomão Ribas Júnior, e o radiodifusor Rubens Olbrisch, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

A programação segue à tarde, a partir das 13h30, com quatro painéis que terão como temas: “O Dever do Estado no Fomento ao Controle Social”; “Os Órgãos de Controle e a Transparência Pública”; “Os portais públicos e a Interface com o Cidadão”; e “Cultura do Sigilo X Direito à informação: a responsabilidade do agente público”.

A palestra de encerramento, às 17h, será proferida pela professora do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), Paula Chies Schommer. Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, ela vai falar sobre “Accountability: para além da transparência e da prestação de contas”.

O que é?
Controle Social – É o controle exercido pela sociedade sobre o governo. Pressupõe a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, fiscalização e avaliação das ações de gestão pública. Seu objetivo é compartilhar responsabilidades de forma a aumentar o nível de eficácia e efetividade das políticas e dos programas públicos.  

Transparência Pública – É o acesso dos cidadãos às informações públicas, portanto, é condição essencial para o exercício do controle social. Por informações públicas, entende-se qualquer dado sobre a aplicação dos recursos públicos.

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA

9 horas – Abertura Oficial
9h30 – PALESTRA ABERTURA: TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E CIDADANIA
Angela Maria Soares Silvares – Secretária de Estado de Controle e Transparência/ES e presidente do CONACI

10h30 – PAINEL MISTO: O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO-CIDADÃ
Painelistas: Mário Motta (RBS), Salomão Ribas (TCE/SC) e Rubens Olbrisch (Acaert)
Mediador: Nelson Santiago (SECOM)
 

ALMOÇO –  das 12h às 13h30

PAINÉIS
SALA 1
13h30 – PAINEL 2: O DEVER DO ESTADO NO FOMENTO AO CONTROLE SOCIAL
Painelistas: Rodrigo De Bona (CGU), Davi do Espírito Santo (MPSC) e Cel. Dejair (Ouvidoria/SC)
Mediador: Velocino Pacheco (SEF/Educação Fiscal)

15h30 – PAINEL 3: OS ÓRGÃOS DE CONTROLE E A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
Painelistas: Diogo Ringenberg (MP/TCE), Décio Vargas (DIAG), Jonas Tadeu Nunes (Obs. Social – Itajaí)
Mediador: Marcello Alexandre Seemann (CRC)

SALA 2
13h30 – PAINEL 4: OS PORTAIS PÚBLICOS E A INTERFACE COM O CIDADÃO
Painelistas: Adriano Pereira (DCOG/SEF), Hugo Hoeschel (PGFN/SC) e João Carlos Von Hohendorff (Tribunal Administrativo Tributário SEF/SC)
Mediador: Arlindo Carvalho Rocha (UDESC)

15h30 – PAINEL 5: CULTURA DO SIGILO X DIREITO À INFORMAÇÃO: A responsabilidade do agente público
Painelistas: Gonçalo Ferraz (Instituto Faber Ludens), Jaime Luiz Klein (Obs. Social São José) e Leandro Guerreiro (OAB).
Mediador: Sérgio Alves (FIESC)

17 horas – PALESTRA ENCERRAMENTO
ACCOUNTABILITY: para além da transparência e da prestação de contas
Paula Chies Schommer (ESAG/UDESC)

Assessoria de Comunicação SEF
Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz
(48) 3665-2575/2572

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support