Estado orienta médicos e enfermeiros sobre procedimentos em suspeitas de dengue, em Ipumirim
Nesta quarta-feira, 9, a equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado realizou oficina de orientação em Ipumirim com médicos, enfermeiros e agentes de combates a endemias (ACE) sobre os procedimentos técnicos em casos de suspeita de dengue, zika virus e chikungunya.
A ação faz parte do programa estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti e vai ser realizada em todos os municípios da Regional de Seara. “Esta é uma maneira de estarmos afinando o serviço de saúde, melhorando a qualidade do atendimento à população”, destaca a gerente de Saúde, Jacqueline Zolet.
O biólogo Felipe Manoel Gimenez de Oliveira e a enfermeira de zoonoses Andreza Granoski repassaram informações e procedimentos clínicos, direcionamento de pacientes, envios de exames, documentação necessária, entre outros.
Próximas capacitações:
Dia 15/03 em Paial;
Dia 16/03 em Xavantina;
Dia 17/03 em Seara;
Dia 21/03 em Arvoredo;
Dia 22/03 em Lindóia do Sul
Dia 29/03 em Ipumirim;
Panorama estadual
No período de 1º de janeiro a 27 de fevereiro foram notificados 3.212 casos suspeitos de dengue. Desses, 764 (24%) foram confirmados pelo critério laboratorial, 1.275 (40%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 1.173 (36%) casos estão em investigação pelos municípios.
{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text}{/article}