Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Estado lança novo edital...

Estado lança novo edital de inscrições para o Programa CNH Emprego na Pista voltado a motofretistas

Fotos: Leo Munhoz / SECOM GOVSC

O Programa CNH Emprego na Pista segue avançando em Santa Catarina. Nesta terça-feira, 15, o governador Jorginho Mello e o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, lançaram o segundo edital disponibilizando 325 vagas exclusivas para motofretistas. O Programa, que é uma iniciativa do Governo do Estado, capitaneada pelo Detran/SC, é uma ação social voltada à empregabilidade e vai ofertar até 30 mil Carteiras de Habilitação, gratuitamente, para as categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta), além de mudança ou adição de categoria.

“O Programa CNH Emprego na Pista, capitaneado pelo Detran, com a parceria das autoescolas, dos médicos, dos psicólogos, como o SEST SENAT, já se transformou numa política pública. Um Programa inovador com a cara de Santa Catarina para proporcionar trabalhado e renda ao catarinense. Queremos dar oportunidade para quem quer trabalhar de maneira correta. O Estado vai pagar pela carteira de habilitação. É um projeto que vai ao encontro da necessidade de quem precisa da CNH para entrar no mercado de trabalho e ganhar o pão de cada dia”, ressaltou o governador.

Nesta etapa estão sendo contemplados com as vagas para cursos de motofretista, os municípios de Florianópolis, Blumenau, Concórdia, Rio Negrinho e Videira, com a parceria do SEST SENAT e da Espaço do Trânsito de Blumenau. Após o curso será incluído o Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na CNH para aqueles que queiram trabalhar, assim como para quem já trabalha estar formalizado. O objetivo é preparar melhor o motofretista para o mercado de trabalho. Até o final de 2025 serão ofertadas para os motofretistas e quem quiser trabalhar na área mais de 5 (cinco) mil vagas.

“Esse programa tem uma característica ímpar, sem igual em nenhum outro estado do Brasil, porque ele visa não apenas atender a questão social, mas também a geração de emprego e renda através da CNH. E com o edital lançado hoje nós contemplamos o curso de motofrete, que é uma exigência obrigatória para quem quer trabalhar como motofretista, transportando mercadorias e documentos. O curso prepara o condutor para conduzir motos com pequenas cargas, é a oportunidade para quem quer sair da informalidade, e também, se capacitar para o mercado de trabalho”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.

De acordo com o presidente da Associação dos Motofretistas, Alexandre Santos, existia uma grande dificuldade na capacitação dos profissionais que trabalham no ramo de entregas, justamente pela dificuldade de acesso a esses cursos. “O Programa vem de encontro a uma necessidade, uma demanda que já existia da nossa categoria. Agora vamos poder acessar o CNH Emprego na Pista, do Governo de Santa Catarina, e fazer a capacitação do profissional. Um profissional capacitado, ele se acidenta e se machuca menos, e acaba evitando custos para o município e para o Estado. Além da gente ter a oportunidade de melhorar a nossa renda”, destacou Alexandre.

Esse é o segundo edital de vários que serão lançados ao longo deste ano e de 2026, oferecendo vagas nos municípios onde houver a adesão de Centros de Formação de Condutores, médicos e psicólogos, que serão os grandes parceiros do Programa CNH Emprego na Pista, assim como o SEST SENAT e outras entidades que ministram cursos.

O Programa permitirá que milhares de cidadãos tenham acesso a oportunidades de emprego que exijam habilitação e vai retirar diversos profissionais da informalidade.

Mais informações:
Jornalista Josiane Ribas Lanzarin (SC 00975 JP)
Assessoria de Comunicação do Detran/SC
(48) 3664-1756
E-mail: imprensa@detran.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | Detran SC

Assessoria de Imprensa do Detran Santa Catarina

Ver todos os posts